Na tarde desta segunda-feira (25), a cabo Fernanda, da Polícia Militar do 10º BPM, foi homenageada na Câmara Municipal de Apucarana com uma Moção de Aplausos, proposta pelo vereador Tiago Cordeiro, em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade.
Em um discurso emocionado, ela compartilhou sua gratidão pelo reconhecimento e relembrou momentos marcantes de sua trajetória.
“Indescritível. Não tenho muitas palavras para descrever a emoção que eu sinto pelo reconhecimento do meu trabalho. Nosso trabalho é proteger, é salvar, e isso faz parte do nosso cotidiano, tanto por ligação quanto pessoalmente. Já tive a oportunidade de salvar vidas de recém-nascidos ou bebês através do 190, que é o primeiro número que as pessoas lembram”, disse Fernanda.
Ela também relembrou uma experiência que marcou sua carreira: “Já tive essa oportunidade, graças ao batalhão e à Polícia Militar, que nos oportunizam treinamentos. Foi assim que pude realizar uma manobra em um recém-nascido que estava sem respirar, ficando roxo. Graças a Deus, ele voltou a respirar, e a mãe, junto com toda a família, ficou extremamente agradecida. Esse momento foi tão especial que o 10º Batalhão me homenageou, deixando minha foto no corredor por um mês, como reconhecimento.”
A cabo Fernanda agradeceu ao vereador Tiago Cordeiro pela iniciativa e aos demais vereadores, que aprovaram a moção por unanimidade. “Hoje, vim receber essa homenagem e estou extremamente grata, muito feliz. Primeiramente, agradeço muito a Deus, que me oportunizou estar ali naquele momento e me usou como instrumento para salvar vidas. Agradeço a todos que participaram de alguma forma para que eu estivesse aqui hoje. Este momento é muito especial para mim.”
Além de compartilhar sua gratidão, a policial deixou um importante alerta para as mães: “Muito cuidado na hora de alimentar seus filhos, seja por mamadeira ou por contato físico. É muito comum as crianças se engasgarem, pois ainda estão se desenvolvendo. Por isso, é fundamental que as mães aprendam como fazer as manobras de desobstrução, que são simples, mas podem salvar vidas. Às vezes, basta uma distração para que a criança se engasgue.”
Fernanda também destacou a importância do papel das mulheres na Polícia Militar: “Nós, mulheres, estamos aí com tudo, aprendendo cada vez mais. Sempre que recebemos uma instrução, tentamos aprender ao máximo para poder passar adiante e ajudar outras pessoas.”
A homenagem na Câmara Municipal reforçou a relevância do trabalho da cabo Fernanda e de todos os policiais que se dedicam a proteger a comunidade, salvando vidas e inspirando mudanças.