Uma grande apreensão de drogas foi realizada neste sábado (10) em Santa Tereza do Oeste, no oeste do Paraná, durante uma ação conjunta do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), do 6º Batalhão da Polícia Militar e do Núcleo de Operações da Polícia Federal de Cascavel.
As equipes patrulhavam a rodovia BR-277 quando avistaram um veículo GM Ônix, de cor cinza, transitando em velocidade incompatível com a via e aparentando estar com excesso de peso. Diante da suspeita, foi dada ordem de parada com sinais sonoros e luminosos, porém o condutor desobedeceu e iniciou fuga, dando início a um acompanhamento tático pelo perímetro urbano do município.
Durante a perseguição, o motorista colocou em risco a vida de pedestres e demais usuários da via, trafegando em alta velocidade, andando na contramão e tentando, por diversas vezes, colidir propositalmente com a viatura policial. Já em um trecho de rodovia estadual, o condutor perdeu o controle da direção, saiu da pista, caiu em um barranco e colidiu contra um poste de concreto.
Mesmo após o acidente, o indivíduo conseguiu abandonar o veículo e fugir a pé, tomando rumo ignorado. Foram realizadas buscas na região, mas ele não foi localizado.
No interior do automóvel, os policiais encontraram uma grande quantidade de substância análoga à maconha, escondida no assoalho, bancos e porta-malas. Após a pesagem, a droga totalizou 442,9 quilos. Também foram apreendidos três jogos de Placas de Identificação Veicular (PIV), indicando possível tentativa de dificultar a identificação do veículo.
O carro e o entorpecente foram encaminhados à 10ª Central Regional de Flagrantes, em Cascavel, para os procedimentos legais. O prejuízo estimado ao crime organizado é de aproximadamente R$ 983.800,00.
A ação integra a Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, que tem como objetivo intensificar o combate ao tráfico de drogas, contrabando e outros crimes transfronteiriços no Paraná.
