Imagem por: imagem ilustrativa - Macho do cervo-do-pantanal

O biólogo e repórter selvagem Fernando Felipe, do Canal 38, compartilhou recentemente um vídeo fascinante enviado por um amigo. O vídeo mostra um animal de grande porte que, após análise detalhada, foi identificado como um cervo. O avistamento ocorreu próximo ao Rio Ivaí, a cerca de 200 quilômetros de Apucarana.

Em seu vídeo, Fernando expressa sua gratidão ao amigo pelo envio das imagens e começa a análise do animal. “Pessoal, tudo bem? Olha só o que meu amigo mandou para nós: um vídeo de um animal extremamente grande. Com certeza é um cervo. Agradeço de antemão a ele por nos enviar esse vídeo”, disse Fernando.

A identificação inicial indicou que o animal poderia ser um cervo do Pantanal, a maior espécie de cervídeo do Brasil. No entanto, Fernando destacou a presença de outras espécies, como o cervo Axis e o cervo europeu, criados por algumas pessoas no país, o que gerou uma dúvida inicial sobre a exata espécie do cervo filmado.

Devido à qualidade do vídeo, que foi feito com um celular, vários detalhes essenciais para a identificação foram perdidos. Para ajudar na confirmação, Fernando contou com a colaboração de um veterinário da Klabin, que frequentemente auxilia na identificação de animais.

“Pedimos ajuda ao nosso amigo veterinário da Klabin, que sempre me ajuda na identificação de alguns animais. Realmente, o vídeo e a foto feitos com celular perderam vários detalhes que precisávamos ver. Chegamos à conclusão de que há grande chance de ser o cervo do Pantanal, que é um animal da fauna brasileira e o maior cervídeo que temos no Brasil”, explicou Fernando.

Fernando destacou a importância dos detalhes na identificação de animais e plantas, ressaltando que muitas espécies possuem características semelhantes que podem ser diferenciadas apenas por minúcias. Apesar das limitações do vídeo, a conclusão preliminar é de que o animal filmado é, de fato, um cervo do Pantanal.

“Acreditamos que seja o cervo do Pantanal, um animal da fauna brasileira. Agradeço ao veterinário da Klabin pela ajuda. Vamos conversar com meu amigo e ver a possibilidade de fazer imagens melhores e tirar essa dúvida. Mas quase certeza que é o cervo do Pantanal”, concluiu Fernando.

O avistamento do cervo ocorreu em Nordestina, próximo ao Rio Ivaí, uma área relativamente distante de Apucarana.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: