O biólogo e Repórter Selvagem do Canal 38, Fernando Felipe, conhecido por sua expertise em fauna selvagem, compartilhou uma análise sobre uma serpente encontrada na Vila Reis, em Apucarana, que gerou preocupação entre os moradores.
“Dá uma olhada nessa serpente que apareceu aqui. O pessoal me mandou o vídeo com medo, perguntando se era uma Coral verdadeira ou falsa. Nesse caso, trata-se de uma Coral falsa, do gênero Oxyrhopus, que é inofensiva para o ser humano”, explicou Fernando.
No entanto, ele ressaltou a dificuldade em distinguir as espécies de Coral verdadeira das falsas apenas pela aparência. “No Brasil, temos uma grande variedade de corais. Algumas verdadeiras podem até ser predominantemente pretas. Não tem como eu dizer para vocês que é só observar as cores, como vermelho com branco. São mais de 30 espécies, tanto de corais verdadeiras quanto falsas”, afirmou.
Fernando destacou que na região de Apucarana há apenas uma espécie de Coral verdadeira, do gênero Micrurus, mas sua ocorrência é mais comum em áreas próximas, como Mauá da Serra e Faxinal. Já as outras cinco espécies encontradas na área urbana de Apucarana são todas falsas.
“Para identificar corretamente, é necessário muito estudo, observação diária dos padrões e detalhes do animal. Por isso, nunca tentem manusear uma serpente se vocês não têm certeza sobre a espécie. Mesmo que conheçam, o ideal é sempre acionar equipes do meio ambiente ou do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate com segurança”, alertou o biólogo.
Fernando concluiu agradecendo aos moradores da Vila Reis que enviaram o vídeo e reforçou a importância de conscientizar a população sobre a convivência segura com a fauna local: “Qualquer coisa, liguem para quem entende, evitem riscos. Obrigado, pessoal, por se preocuparem com a segurança e por enviarem o registro!”
A presença de serpentes em áreas urbanas ressalta a necessidade de cuidado e educação ambiental, especialmente em regiões que abrigam rica biodiversidade.