No vídeo compartilhado por apoiadores nas redes sociais, o deputado federal Beto Preto (PSD) confirmou sua pré-candidatura a prefeito de Apucarana (PR). O ex-secretário de Saúde do Paraná, pela primeira vez, falou sobre sua possível participação na disputa de 6 de outubro, a poucos dias das convenções e 82 dias antes da campanha eleitoral. Beto Preto deixou o cargo de secretário de Saúde do Paraná em 5 de julho, gerando muita especulação devido à ausência de atividades como pré-candidato.
No vídeo, Beto Preto declara: “Vocês me conhecem e eu quero cumprimentar a cada apucaranense. É importante que, neste momento pré-eleitoral, a gente possa efetivamente falar o que pensa. Eu quero aqui dizer que sou pré-candidato a prefeito. Serei candidato a partir da convenção partidária e quero voltar a administrar Apucarana para trazer de volta a esperança, pra trazer de volta essa vontade de ver uma cidade melhor para todas as nossas famílias. Então, essa é a mensagem, esse é o vídeo e esse é o recado. Com muita tranquilidade, quero falar entre eu e você que está me assistindo. Vamos juntos, vamos em frente. Deus abençoe a nossa cidade.” disse.
Trajetória
Carlos Alberto Gebrim Preto, nascido em Londrina em 17 de fevereiro de 1968, filho de pioneiros de Apucarana, médico nuclear. Entre 1998 e 2000, ocupou o cargo de secretário municipal da saúde de Apucarana e, entre 2000 e 2001, a mesma posição no município vizinho de Califórnia. Foi eleito prefeito de Apucarana em 2012 pelo Partido dos Trabalhadores (PT) com 31.647 votos. Em abril de 2016, deixou o PT e se filiou ao Partido Social Democrático (PSD), sendo reeleito em 2016 com 60.001 votos. Em 2019, renunciou ao mandato de prefeito, deixando seu vice, Junior da Femac, para assumir o cargo de secretário de Saúde do Paraná. Em 2020, apoiou Junior da Femac, que foi reeleito com 37.694 votos. Em 2022, foi eleito deputado federal com 38.626 votos em Apucarana. Em 2023, rompeu com o atual prefeito Junior da Femac (MDB), seu antigo vice, dividindo o grupo político.
O prazo para as convenções partidárias começa neste sábado (20) e termina em 5 de agosto. Além do PSD, fazem parte do grupo político de Beto Preto o PL, PRD, Podemos e Republicanos. O deputado tem mantido intensas conversações para tentar conquistar outros partidos, com possibilidade de acordos e composições de última hora.
Diferente de Apucarana, Beto Preto está em ascensão na política estadual, aparecendo entre os primeiros colocados para eleições de nível estadual. Caso vença as eleições, terá que renunciar ao mandato de deputado federal, prometendo que, se eleito, não renunciará mais ao cargo de prefeito e terminará o mandato. Nas convenções, saberemos quem será o candidato a vice-prefeito na chapa de Beto Preto.