Espetáculos V.I.C.A. e Castelo serão no dia 08 de agosto
Arapongas recebe, no dia 08 de agosto, uma sexta-feira, um dos maiores nomes da dança no Brasil: o Balé Teatro Guaíra, com dois espetáculos marcantes da dança contemporânea: V.I.C.A. e Castelo, no palco do Cine Teatro Mauá. A apresentação inicia às 19h30 e a entrada é gratuita, mediante reserva de ingressos.
V.I.C.A.
O título é um acrônimo que representa Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, traços marcantes do mundo pós-moderno, intensificados pela experiência da pandemia. A coreografia de Liliane de Grammont, com trilha sonora de Ed Côrtes, reflete a respeito de como se retomou e se reconstruiu a convivência após o isolamento social.
Em cena, a coletividade e o toque, interrompidos pelo distanciamento aparecem como meios de ressignificar medos, angústias e a esperança de um recomeço. O espetáculo convida o público a pensar: Como viver em um mundo imprevisível?
A montagem participou de festivais como a 14ª Mostra Paranaense de Dança, levando a reflexão ao interior do Paraná.
Em março de 2025, apresentou-se em várias cidades de Portugal, reforçando o impacto internacional.
CASTELO
Assinado por Alessandro Sousa Pereira, coreógrafo que trabalha entre Brasil e Dinamarca, “Castelo” explora os mecanismos internos que se constrói para enfrentar as incertezas da vida contemporânea. A montagem convida o espectador a mergulhar na luta emocional interna, entre a necessidade de se proteger e o risco de se enclausurar dentro dos próprios “muros” emocionais.
Com expressão corporal intensa, o espetáculo é potente e visceral: o corpo dos bailarinos parece se esforçar até o limite, simbolizando essa tensão entre resiliência e vulnerabilidade.
Logo após estrear no Guairinha (Curitiba), o Balé viajou com “Castelo” para o Sommerballet (Klampenborg) e Musikhuset, em Aarhus (Dinamarca).
Em São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso, “Castelo” integrou o programa “Contraponto” e atraiu casa cheia, gerando grande repercussão.
Enquanto “V.I.C.A.” investiga como retomar o contato e reconstruir coletivamente em um contexto instável, “Castelo” mergulha nas estruturas interiores que são usadas para proteger, estruturas que tanto defendem quanto limitam. Juntas, essas peças apresentam uma narrativa contemporânea potente sobre a condição humana no século XXI.
INGRESSOS
Os ingressos podem ser reservados antecipadamente por meio da plataforma Sympla, garantindo comodidade e acesso seguro ao evento. Também haverá retirada de ingressos presenciais na Secretaria Municipal da Cultura, Lazer e Eventos (Secle) a partir dos dias que antecedem o espetáculo, além da possibilidade de retirada na bilheteria do teatro no dia da apresentação, caso haja disponibilidade de lugares.
SERVIÇO
V.I.C.A. e Castelo
08 de agosto
19h30
Cine Teatro Mauá
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-contraponto-bale-teatro-guaira/3031670
Entrada gratuita