A tarde desta quinta-feira (06) foi marcada por um grande movimento estudantil no Cine Teatro Fênix, em Apucarana, onde a Câmara de Vereadores promoveu, pela primeira vez, um aulão de revisão para o Enem em parceria com cursinhos da cidade. O evento reuniu cerca de 400 alunos de escolas públicas e privadas, oferecendo conteúdos de humanas e biológicas na véspera da primeira prova do exame.
A estudante Lara de Souza destacou a importância da iniciativa para os jovens que buscam ingressar no ensino superior.
“Fico muito feliz do nosso colégio estar podendo oferecer isso para a gente, junto com a Prefeitura de Apucarana, desse preparo que eles têm, desse cuidado que eles têm com a gente, precisamente chamar uma equipe tão boa, com material tão bem construído. Uma coisa que realmente é para a gente poder tirar nossas dúvidas, poder aprender de verdade. Hoje aqui com essa oportunidade, que foi até através do vereador Guilherme Livoti, uma ótima oportunidade de fazer uma revisão para poder realizar as provas. É uma oportunidade única na vida, que a gente realmente vai aproveitar ao máximo. A gente está vendo agora as aulas interdisciplinares de história e geografia, com professores muito bem preparados. Eu pretendo fazer design de moda.”
A estudante Lívia da Silva também avaliou positivamente o reforço oferecido no local.
“Vem sendo bem puxado, e com os professores que estão tendo no aulão eu tenho certeza de que terá uma facilidade na minha vida como vestibulanda. Agradeço também aos professores do Tetra, que vêm de fora e têm uma sabedoria muito grande sobre os vestibulares. Isso vai me ajudar a ingressar no ensino superior. Tenho mais dificuldade em física e matemática. Eu pretendo cursar farmácia.”
O professor de redação Bruno Augusto reforçou a importância de estrutura e equilíbrio na reta final.
“Algumas dicas são bastante interessantes para os alunos, principalmente o processo de estruturação: separar bem as partes da redação, trabalhar os conectivos, os tópicos frasais, contextualizar as ideias e colocar uma proposta de intervenção. A proposta do Enem sempre parte de problemas sociais. Temas comentados este ano podem ajudar os alunos, como deficiências ocultas, jogos de azar, adultização e apagão de professores. Em geral, os alunos têm dificuldades de organizar ideias no texto e com o repertório. O equilíbrio emocional é extremamente importante. A prova é longa, então é preciso calma. Sábado é dia de descansar. Vale revisar conteúdos básicos, mas nada muito puxado para não prejudicar o desempenho.”
Já o professor de química Bruno Lacerda reforçou a necessidade de descanso e estratégia no dia da prova.
“Véspera de prova é importante ter tranquilidade, descansar, ficar em casa. Não é hora de balada ou festa. Alimentar-se bem para suportar uma prova extensa e cansativa. A dica é simples: começar pelas questões mais fáceis. Se ficou em dúvida, pula e volta depois. Faço uma varredura resolvendo o que sei. Para evitar erros no gabarito, eu sempre recomendo: fez a questão 1, marca a 1; fez a 2, marca a 2. Não deixar para preencher no final, porque o tempo aperta e pode gerar erros. Achei essa iniciativa fantástica. Trazer uma boa revisão e boas dicas acessíveis à comunidade é sensacional. É ensino de qualidade sendo democratizado. Parabéns à Câmara.”
O vereador Guilherme Livoti, idealizador da ação, destacou o caráter inédito do evento e a adesão dos estudantes.
“Um aulão para o Enem organizado pela Escola do Legislativo da Câmara de Apucarana. Uma iniciativa inédita, algo que nunca foi visto aqui. Trouxemos 400 alunos de escolas públicas e privadas para o cinema do shopping para ter um aulão nas vésperas do Enem. Um sucesso. Divulgamos pesado para trazer essa molecada para cá, dar um gás, um incentivo nesses últimos dias. Nesta quinta-feira tivemos aulas de humanas e biológicas; na próxima semana teremos exatas para a segunda prova. As inscrições esgotaram, mas tivemos faltantes. Peço que quem se inscrever compareça, e quem não puder avisar para liberar a vaga. O evento é integralmente bancado pela Câmara de Vereadores. É algo que está fazendo história, uma nova mentalidade. A Câmara sai das quatro paredes para trazer ações de valor para as pessoas. É uma oportunidade para quem não tem cursinho público e quer se preparar na véspera da prova.”
O evento segue na próxima semana com a segunda etapa do aulão, voltada às áreas de matemática e ciências da natureza, também no Cine Teatro Fênix.





