No último sábado, a cidade de Apucarana promoveu uma ação de vacinação voltada à população em situação de rua e à comunidade externa. A iniciativa, realizada na Praça Rui Barbosa (Praça da Onça), partiu da ativista social Renata Borges, por meio do coletivo Unificar, e contou com o apoio da Prefeitura de Apucarana, que disponibilizou uma equipe da área da saúde para a realização da atividade.

Segundo Renata, a ação foi resultado de um trabalho conjunto.
“Eu fiz um evento no sábado de vacinação para a população em situação de rua, porque a prefeitura me ofertou uma equipe. Foi a superintendente Franscismara L. Arruda quem coordenou o envio de uma equipe multidisciplinar para que a vacinação acontecesse tanto com a população em situação de rua quanto com a comunidade externa. Foi bem legal, consegui atingir o público-alvo”, relatou.

A mobilização foi impulsionada pelo coletivo Unificar, liderado por Renata, que busca regularizar sua atuação formalmente. Ela explica que a ideia surgiu em diálogo com a 16ª Regional de Saúde, que incentivou a realização da vacinação em um grupo difícil de alcançar pelas campanhas convencionais.

“Essa população é grupo prioritário dentro da vacinação. A SARS — a síndrome aguda respiratória — é um risco real para quem não se vacina, ainda mais em situação de vulnerabilidade. Por isso, foi aplicada a vacina contra a influenza, contra a Covid e contra as hepatites. No caso das hepatites, faremos a sequência das doses, já que são três no total”, completou a ativista.

A ação reforça a importância de parcerias entre o poder público e organizações civis para garantir acesso à saúde básica de populações vulneráveis, como as pessoas em situação de rua. Novas etapas da vacinação já estão sendo organizadas para garantir o esquema vacinal completo aos atendidos.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: