Imagem por: André Garcia/Canal 38

Na tarde desta sexta-feira (26), uma árvore de grande porte caiu na Rua das Garças, em Arapongas, atingindo um carro e um poste de energia elétrica. A Secretaria de Meio Ambiente esteve no local para realizar os cortes emergenciais e garantir a segurança da região.

Segundo o fiscal ambiental do município, Robert Patrick Medeiros, a espécie envolvida no incidente é o guapuruvu, que não costuma apresentar histórico de quedas na cidade. “A árvore em si, a espécie se chama guapuruvu, ela é da família das fabáceas. Nós não temos incidência no município de queda dessa árvore devido ao sistema dela radicular, por ser agressivo e grande, justamente para sustentar esse peso. E outra coisa, no local que ela está plantada, é uma área gramada, onde o sistema radicular consegue se desenvolver. Então a gente acredita que devido às últimas chuvas, o excesso de água e tudo, causou uma infiltração, onde ela não conseguiu absorver todo esse volume de água, e devido aos ventos pode ter levado a esse tombamento dela.”

O fiscal também destacou que outras árvores próximas estão sendo avaliadas e serão cortadas. “As outras duas árvores eu vou estar fazendo uma avaliação delas agora.

Eu quero comunicar à população de Arapongas que, em conversa com o prefeito Rafael Cita e com a secretária de Meio Ambiente, a Sandra, a gente vai estar adquirindo, já está tudo certo, um tomógrafo. É um equipamento que vai identificar se as raízes estão com algum problema. Isso daí o município já vai estar adquirindo. Com esse monitoramento a gente vai conseguir fazer tudo isso daí nas praças. É uma avaliação mais detalhada. É uma avaliação mais técnica daí.”

Apesar do susto, não houve registro de feridos.

 

 

🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:

📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana

💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: