Deputado estadual do PT confirma disputa por uma das vagas do Paraná na Câmara dos Deputados após articulações nacionais do partido.

Ao lado de seu grupo político, lideranças, apoiadores e equipe de mandato, o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (06), sua pré-candidatura a deputado federal. O anúncio ocorreu após a tradicional reunião anual de planejamento do mandato, realizada em Apucarana.

A confirmação do nome de Arilson para a disputa federal ocorre em meio às articulações do Partido dos Trabalhadores para fortalecer a base governista no Congresso Nacional, atendendo a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No Paraná, as tratativas vêm sendo conduzidas pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), que inclusive abriu mão da disputa à Câmara dos Deputados para concorrer ao Senado.

“Essa decisão é uma construção coletiva e tem por objetivo fortalecer a bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados. Além de pensarmos na reeleição do presidente Lula, precisamos pensar na governabilidade. Para isso, a presença de deputados e senadores alinhados com a pauta de reconstrução do Brasil é essencial”, avaliou Arilson, que também preside o PT no Paraná.

Segundo o parlamentar, as articulações seguem em andamento e devem se intensificar nos próximos meses. “A intenção não é apenas fortalecer o Congresso Nacional, mas também as assembleias legislativas. Precisamos ocupar esses espaços, que são fundamentais na definição das políticas públicas”, afirmou.

Trânsito em Brasília

Em seu segundo mandato como deputado estadual, Arilson possui ampla experiência em Brasília. Entre 2014 e 2016, atuou como chefe de gabinete da então senadora Gleisi Hoffmann. Também foi chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná e assessor parlamentar do deputado Enio Verri na Assembleia Legislativa.

“Essa bagagem me permitiu conduzir o mandato de forma propositiva, sem limitar a atuação política à Assembleia Legislativa. Um exemplo recente foi a articulação em Brasília, junto ao Ministério da Fazenda, que contribuiu para a redução da dívida do município de Apucarana”, destacou.

Na Assembleia Legislativa do Paraná, Arilson se destaca pela atuação fiscalizadora do Executivo, pelo enfrentamento a processos de privatização de empresas estratégicas como a Copel e a Celepar, além da defesa da transparência na gestão pública. O deputado também tem participação ativa em debates que impactam diretamente a vida dos paranaenses, como os modelos de concessão de rodovias, aos quais se posicionou de forma contrária.

“São essas bandeiras que pretendemos continuar defendendo na Câmara dos Deputados. Minha pré-candidatura nasce do diálogo com movimentos sociais, lideranças políticas e da confiança construída ao longo da minha trajetória pública”, concluiu.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: