Segunda fase da iniciativa foi lançada nesta sexta-feira, 14
A Prefeitura de Arapongas anunciou a segunda fase do Projeto Oftalmologia nas Escolas, iniciado na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre, e que terá sequência agora, na gestão do prefeito Rafael Cita.
O evento de lançamento da nova fase ocorreu na manhã desta sexta-feira, 14, na Escola Municipal Heloísa Giancristófaro, no Jardim Bandeirantes, com a presença do deputado federal Felipe Francischini, que destinou R$ 1,5 milhão para o projeto – no total, foram R$ 3,5 milhões para a Saúde do município. O superintendente geral de Apoio aos Municípios, Sérgio Onofre, destacou que esse é um programa que já está servindo de modelo para o Paraná. “É muito gratificante o poder público poder devolver para as crianças a capacidade de enxergar, de aprender corretamente e de desfrutar essa fase tão linda da vida”, avaliou.
Vão passar pela avaliação 7.070 alunos, do 1ª ao 5º ano (Ensino Fundamental), incluindo salas especiais e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Somente nesta manhã, foram 91 alunos atendidos, dos quais 30 foram liberados e 61 encaminhados para exames mais conclusivos.
ATENDIMENTO
De forma gradativa, as escolas municipais vão receber equipes para efetuar triagens, consultas com especialistas e exames conclusivos. Os alunos com necessidade comprovada receberão os óculos de grau na sequência – adquiridos pelo município. O estudante que tiver essa condição fará também a escolha da armação que preferir.
MODELO
O projeto da Prefeitura de Arapongas “Oftalmologia nas Escolas”, em atendimento a todos os alunos do 1º ao 5º ano (Ensino Fundamental), classes especiais e a EJA, virou modelo no Paraná. Lançado oficialmente em 2024 – ainda na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre, a iniciativa oferece consultas, exames oftalmológicos, além da entrega de óculos aos estudantes com necessidade comprovada.
Somente em 2024, a ação inédita e integrada entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação atendeu mais de 7 mil estudantes, dos quais cerca de 2.100 foram contempladas com óculos de grau, o que corresponde a uma média de 30%.
CMEI
Em seguida, o deputado também anunciou que haverá recursos para ampliação e melhorias no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Padre Bernardo Merckel – serão construídas mais três salas de aula e uma cozinha, que devem abrir mais 120 vagas na unidade para dar mais conforto não só aos alunos, mas também tranquilizar os pais cujos filhos são atendidos ali, segundo Francischini.
📢 Fique por Dentro das Últimas Notícias!
🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:
📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana
💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38