A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quarta-feira (06) o novo Informe Epidemiológico da Dengue, com dados correspondentes ao período de 20 de julho a 2 de agosto.
Conforme informações do setor de Controle de Endemias, o município contabiliza 6.650 notificações, sendo:
-
1.388 casos confirmados de dengue (1.273 autóctones – contraídos no próprio município – e 115 importados);
-
14 casos seguem em investigação;
-
5.248 foram descartados;
-
1 óbito confirmado.
Além da dengue, o informe aponta sete casos confirmados de chikungunya, além de 11 notificações e quatro casos descartados da doença, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Segundo o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, com a redução dos casos nas últimas semanas, os boletins passam a ser divulgados quinzenalmente. “Vale lembrar, porém, que mesmo que os casos tenham diminuído, precisamos manter todas as precauções para que os índices não voltem a aumentar”, alerta Pardini.
Panorama Estadual
No Paraná, os números seguem elevados. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, são:
-
253.889 notificações de dengue;
-
87.598 casos confirmados;
-
129 óbitos registrados.
As autoridades reforçam a importância de eliminar criadouros do mosquito, manter quintais limpos e não deixar água parada.