Solenidade de abertura dos trabalhos ocorreu na manhã desta sexta-feira, 17

Arapongas abriu oficialmente nesta sexta-feira, 17, os trabalhos da carreta Agora tem especialistas, do Governo Federal, que vai passar 30 dias no município com atendimentos focados na saúde da mulher. Arapongas é o primeiro município da Região Sul do Brasil a ser contemplado com a iniciativa, que visa reduzir as filas de espera por atendimento em todo o país. Em parceria com a Prefeitura Municipal, serão oferecidos consultas, exames e tratamentos que focam na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, para garantir atendimento completo e humanizado.

O secretário municipal da Saúde de Arapongas, Carlos Eduardo Arruda, agradeceu ao Ministério da Saúde, “que trouxe essa carreta para que a gente conseguisse dar vazão a uma fila de atendimento de ginecologia para todas as mulheres araponguenses e mulheres paranaenses da nossa região”, comentou, lembrado que a equipe da pasta se organizou rapidamente para receber a carreta. “E o Rafael, nosso prefeito, que não mediu esforços para que isso estivesse acontecendo. Foi rápido, foi de surpresa, mas está sendo um sucesso e eu tenho certeza que vai ser um sucesso”, pontuou.
O secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves, frisou: “aqui é um ganha-ganha. Aqui, ninguém disputa com ninguém. A nossa disputa é atender bem o povo. Então, nós também lançamos aqui no estado, junto com o governador Ratinho Júnior e a nossa primeira-dama, Luciana, uma carreta no último dia 13. Mas é o ganha-ganha. Uma carreta vai de um lado, a outra vai do outro e o povo vai sendo atendido. Porque é inconcebível nós perdermos mulheres nesse país por doenças evitáveis”, ressaltou.
O superintendente-geral de apoio aos municípios da Casa Civil do Paraná e representante do governador Ratinho Júnior, Sérgio Onofre, enalteceu: “Arapongas saiu na frente no tratamento da mulher, lá atrás, quando criou o Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam), que só atende mulheres, desde que engravidaram até a hora em que vão ganhar bebês e, depois, com o pediatra cuidando das crianças. Isso é dar vida às pessoas que não têm condições de ter.

Muita gente fala do Sistema Único de Saúde (SUS) porque não conhece. O SUS é o melhor programa de saúde do mundo”, destacou, dizendo: “eu duvido que haja algum município no Brasil do tamanho do nosso, que tem 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS), três 18 horas, dois 24 horas, um Cisam e um Pronto Atendimento Infantil (PAI) para cuidar da criança e da mãe. E uma saúde tão bem estruturada igual essa. Então, nós temos que ter parcerias com todos que querem ajudar Arapongas. E fazemos sem distinção, sem essa briga ideológica, sem essa briga feia, porque quem perde com isso é o povo. Nós seguimos a cartilha do nosso governador. O Paraná quer ter paz política. Arapongas também quer ter paz política e quer atender a família araponguense”, frisou Onofre.
Representando o Governo Federal e o Ministério da Saúde, o diretor de programa da Secretaria Executiva, Fausto Soriano, declarou que “o programa Agora tem especialistas, que a gente vê aqui à nossa frente, materializado em uma política pública para de fato ampliar o acesso à população, e seguimos perseguindo aquilo que é o slogan: da consulta ao tratamento. Não é apenas um slogan, é um grande desafio para todos nós enquanto Brasil. Nós temos nos desafiado em fazer essa articulação para conseguir dar conta disso”, relatou.

Soriano detalhou um pouco a respeito do que vai ser ofertado na carreta: “dentro dela, há a realização de exames, consultas e alguns procedimentos. Mas, para além disso, há uma organização do que chamamos de oferta de cuidado integrado. O que é isso? É você garantir a primeira consulta, os exames necessários e o retorno e o tempo adequado ao corpo humano. Então, essa carreta vai atender as questões referentes à prevenção do câncer de colo de útero, as questões referentes ao câncer de mama, exames de ultrassom, exames de mamografia, alguns tipos de biópsias, para que se possa, nesse tempo, dar esse tratamento adequado. E é importante ressaltar essa parceria com o Estado e Municípios”, falou o representante do ministério. “Essa carreta fica no estado do Paraná, rodando as regiões a partir de um diálogo com um grupo de condutor estadual, estados e municípios, onde a gente tem mais fila, para que se possa acessar mais rapidamente aquelas pessoas que mais precisam com muitos cuidados diferenciados. Em Arapongas, ela vai atender à 16ª Regional de Saúde, que compreende um total de 17 municípios, em termos populacionais, 400.000 habitantes”, explicou.

Em pronunciamento, o Prefeito de Arapongas, Rafael Cita, exaltou: “o que eu vejo aqui, na verdade, é a representação real da estrutura tripartite do SUS. Aqui, nós temos o Governo Federal, o Governo Estadual e o Governo Municipal. Para quem não sabe dessa questão de estrutura tripartite, há uma divisão na legislação do SUS que dá as competências de cada ente da Federação a respeito da saúde pública.

Como funciona bem essa parceria entre o governo federal, o governo estadual e o governo municipal? Essa junção tem um resultado e não é político, é prático. A saúde da população. E aqui, a saúde da mulher. É como o superintendente falou: quem fala mal do SUS não conhece o SUS. É um absurdo”, exaltou. Em Arapongas, cuidamos da mulher desde a concepção, lá na UBS, ou no Cisam, até o parto na Santa Casa, que o município acabou de repassar R$ 3.200.000 de fomento para que a mãezinha araponguense tenha um parto pelo SUS aqui. Ou seja, a mulher araponguense não precisa sair de Arapongas para nada. Ela é atendida do início ao fim. E o que essa carreta traz aqui para nós também é isso: dignidade para mulher, saúde para mulher. Não tenho dúvida que nós vamos zerar a fila de exames e mamografias que as mulheres estão demandando.

Nós já estávamos avançando bastante nisso”, contou Cita. “Nós vivemos um bom momento na saúde. Eu quero agradecer demais o Fausto, o Governo Federal por ter colocado Arapongas nesse planejamento. Agradecer o dr. César, que me ligou e eu fiquei extremamente empolgado e feliz. É um privilégio Arapongas ser escolhida como a primeira cidade do sul do país a receber a carreta. Isso demonstra a nossa importância para o Paraná e para o Brasil”, finalizou.
Ainda participaram da solenidade a Vice-prefeita, Édina Kümmel; a superintendente do Ministério da Saúde Elizabeth Vieira Matheus da Silva; o diretor da 16ª Regional de Saúde, Paulo Vital; o deputado estadual Arilson Chiorato; os deputados federais Lenir de Assis e Zeca Dirceu; secretários, servidores, vereadores, e demais autoridades.

CARRETA
A carreta ficará estacionada nas dependências da Estação Cultural Milene (Rua Jandaia, s/n, Centro). Os atendimentos que serão feitos no programa Agora tem especialistas são exclusivamente por meio de agendamento feito nas UBS.

 

 

🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:

📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana

💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: