Imagem por: André Garcia/Canal 38

Nesta segunda-feira (16), Arapongas deu um importante passo na luta pela valorização e garantia dos direitos femininos ao realizar a primeira Conferência Municipal dos Direitos da Mulher. O evento aconteceu na Igreja Presbiteriana Renovada Central e contou com a participação de autoridades, representantes da sociedade civil e população em geral.

A secretária de Assistência Social de Arapongas, Marisa Bazana, destacou a relevância do momento para o município. Segundo ela, a realização da primeira conferência marca o início de um novo ciclo de debates e propostas que buscam fortalecer as políticas públicas destinadas às mulheres.

“Estamos, neste ano, na nossa primeira Conferência Municipal dos Direitos da Mulher. Tivemos na semana passada a conferência do idoso, mas para a mulher é a primeira, então é um start para nós dentro do município. Agora temos a Delegacia da Mulher, a Secretaria da Mulher, então é de grande valor termos essa primeira conferência. A conferência é o momento da população ter voz e vez, trazer sugestões, ideias, pensamentos construtivos. Trabalhamos juntos e a ideia é que saiamos daqui com propostas para o governo municipal, estadual e federal. Em conferências assim sai muita coisa boa, e este é o momento de ouvir as pessoas e de fazer com que as mulheres se sintam abraçadas por essa causa.”

Marisa Bazana ainda ressaltou o apoio da administração municipal para a realização de ações concretas em defesa dos direitos das mulheres.

“Arapongas, graças a Deus, tem tido muitos avanços. Temos a Delegacia da Mulher, a Secretaria da Mulher recém-instalada, a Casa das Marias, o Refúgio das Marias, que acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade. Nosso trabalho está sendo intenso e nosso prefeito é muito acolhedor com as causas da mulher, do idoso e da assistência. Estamos aqui para atender a população e para que todos se sintam acolhidos. Me coloco à disposição na Secretaria de Assistência, a SEMAS, que funciona na Prefeitura.”

A secretária também aproveitou a oportunidade para anunciar futuras conferências.

“Teremos ainda a conferência da assistência em julho, no CCI Tia Sú. Será no dia 9 de julho, à tarde, e no dia 10 de julho, o dia todo. É um momento muito importante de discussão e reflexão, aberto para toda a população.”

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, GM Michelle, também ressaltou a importância do evento e o envolvimento de diversos setores da sociedade.

“Hoje é um dia muito especial, a primeira Conferência Municipal dos Direitos da Mulher de Arapongas, que vai falar sobre as mulheres, os territórios e as cidades. Esse é o tema proposto pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e que Arapongas aderiu, realizando esta conferência. É uma data importante, com a participação não só da administração pública, mas também da sociedade civil organizada, propondo políticas públicas que beneficiem todas as mulheres do município.”

Michelle destacou o papel transformador da conferência para o presente e o futuro de Arapongas.

“A gente tem que deixar a nossa marca por onde passa e deixar os nossos valores para as gerações que ainda virão. São através dessas discussões que as mudanças começam e se consolidam.”

A primeira Conferência Municipal dos Direitos da Mulher de Arapongas representa um marco no fortalecimento do diálogo, da participação social e da construção de políticas públicas eficazes para garantir o respeito e a dignidade das mulheres no município.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: