Foco é a preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, no mês de junho, a 2ª oficina de formação voltada aos professores do 5º ano em Língua Portuguesa, com foco na preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A ação teve o objetivo de aprofundar os estudos nos descritores que apresentaram maior índice de erro por parte dos estudantes na última avaliação externa.
Durante a capacitação, conduzida pela professora mestre Érica Neri Camargo, os participantes puderam explorar cada descritor de forma aprofundada, por meio de atividades práticas, dinâmicas e alinhadas com as competências exigidas nas avaliações nacionais. O foco foi proporcionar aos professores recursos concretos para trabalhar essas habilidades em sala de aula com seus alunos.
“Essa iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, de oferecer à rede uma oficina sobre os descritores do SAEB, proporciona às professoras a oportunidade de aperfeiçoamento para alinhar suas práticas pedagógicas às expectativas de aprendizagem avaliadas nacionalmente, identificando com maior precisão as potencialidades e as lacunas no aprendizado dos estudantes”, destaca a professora. “Isso permite a criação de estratégias de ensino mais focadas e eficazes, a elaboração de atividades e avaliações que contemplem as habilidades exigidas, e o desenvolvimento de intervenções pedagógicas direcionadas. Consequentemente, a compreensão aprofundada dos descritores não só impulsiona o desempenho dos alunos nas avaliações externas, mas também promove uma educação mais equitativa e de maior qualidade”.
A diretora de Ensino, Luciana Gutierris, destacou a relevância da formação contínua para garantir o avanço da qualidade da educação no município. “Temos um compromisso com a aprendizagem de cada estudante. Ao investir na formação dos nossos professores, principalmente com base em dados concretos das avaliações externas, conseguimos caminhar com mais precisão para o sucesso escolar. Essa oficina é mais uma ação que fortalece o trabalho da rede”, ressaltou.
Já a coordenadora pedagógica do 5º ano na Secretaria Municipal de Educação, Briane Regina da Silva, frisou que a formação foi planejada estrategicamente a partir da análise de dados. “Nosso compromisso vai além da melhoria dos índices de aprendizagem — buscamos garantir que todos os alunos tenham acesso a um ensino realmente significativo. Ao mapear os descritores com maior índice de erro e promover formações direcionadas, damos um passo estratégico para qualificar as práticas pedagógicas e fortalecer a aprendizagem de forma intencional e efetiva”.
A oficina integra o calendário de ações da Secretaria voltada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, e será desdobrada em novos encontros formativos ao longo do semestre.