Evento aconteceu na última semana em Foz do Iguaçu
A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda (Semude), marcou presença na 35ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, ocorrida de 13 a 16 de outubro de 2025, em Foz do Iguaçu. O evento, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), reuniu lideranças nacionais e internacionais sob o tema “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”.
O município foi representado pela gerente de Projetos de Inovação, Adriana Gomes Batista, que também integra a governança de Inovação Ninho Tech e o Parque Tecnológico de Arapongas Energias Renováveis, Tecnologias Emergentes e Moveleiro (ERTEM).
A secretária da Semude, Cláudia Lens destacou a importância da presença de Arapongas no encontro. “A magnitude da Anprotec e o nível das discussões reforçam a relevância de Arapongas estar presente, especialmente neste momento em que estruturamos nosso parque tecnológico voltado a energias renováveis, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Essa imersão amplia nosso olhar sobre governança, educação empreendedora e oportunidades de financiamento para inovação”, pontuou.
O Prefeito Rafael Cita também ressaltou o alinhamento de Arapongas com as diretrizes estaduais de inovação. “Participar da Anprotec nos posiciona entre os municípios que estão construindo o futuro da inovação no Paraná e no Brasil. É uma oportunidade de mostrar o potencial de Arapongas, atrair novos investimentos e reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a geração de empregos qualificados e o uso da tecnologia para melhorar a vida das pessoas”, enalteceu.
A participação do município ocorre em um momento estratégico, em que Arapongas avança na estruturação do Parque Tecnológico ERTEM, voltado a energias renováveis e tecnologias emergentes, iniciativa apoiada pelo Governo do Estado do Paraná e inspirada nas políticas da Secretaria Estadual de Inovação e Inteligência Artificial. O projeto vem sendo construído com base em parcerias institucionais, como o IFPR – Campus Avançado Arapongas, que já está ofertando o curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável, e finaliza o Laboratório Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de Energias Renováveis. Esse novo curso integrará a trilha formativa do parque tecnológico, ampliando as oportunidades de capacitação técnica e fortalecendo a vocação do município para a economia verde e inteligente.
A participação reforça o compromisso da gestão Rafael Cita com a construção de um ecossistema inovador, sustentável e conectado às políticas estaduais de desenvolvimento tecnológico. Arapongas reforça o compromisso do município e o protagonismo regional, demonstrando sintonia com a visão de futuro do Paraná, que vem se consolidando como referência nacional em inovação, sustentabilidade e inteligência artificial aplicada à gestão pública.
🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:
📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana
💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38