Imagem por: Caio Andrade/Canal 38

Arapongas viveu uma manhã marcada por emoção e conquistas nesta sexta-feira (05), durante a inauguração do Sacolão Municipal João Poliseli de Sá. O novo espaço, instalado na área interna do Terminal Urbano Central, foi entregue pela Prefeitura por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN). Autoridades municipais, representantes das cooperativas, familiares do homenageado e moradores acompanharam a cerimônia.

O Sacolão, idealizado ainda na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre pela então secretária Niele Melo e concluído na administração do prefeito Rafael Cita, tem como objetivo ampliar o acesso da população a alimentos frescos, de qualidade e com preços até 35% mais baixos que os de mercado, além de fortalecer diretamente a agricultura familiar de Arapongas.

Discursos e homenagens

A secretária de Segurança Alimentar, Ellen Mendonça, destacou o impacto social e econômico do novo espaço.
“A ideia é fornecer para a população um espaço de segurança alimentar, vendendo alimentos frescos, de qualidade e com variedade, com valores até 35% menores do que os de mercado. São agricultores familiares das cooperativas COARA e COPRAN, e vamos priorizar os produtores locais. O produto sai direto da agricultura para a mesa da família araponguense. Isso garante preço acessível e qualidade. Além disso, eles vão trazer alimentos frescos todos os dias, o que será um diferencial. O Sacolão fica atrás do terminal urbano e inicialmente funciona das 10h às 18h30, podendo ter ajustes conforme a necessidade”, explicou.

Durante a solenidade, familiares de João Poliseli de Sá — que dá nome ao Sacolão — receberam uma homenagem. A viúva, Aparecida Vicentin Poliseli, foi agraciada com o decreto de nomeação entregue pelo prefeito. O filho mais velho, João Robson Vicentin Poliseli, emocionado, agradeceu em nome da família:
“A família se sente honrada e muito grata. Meu pai faleceu aos 86 anos, e desejamos que este empreendimento tenha mais 86 anos de sucesso”, disse.

Sérgio Onofre destaca valorização do agricultor familiar

O superintendente da Casa Civil e ex-prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, ressaltou a importância histórica e social do projeto:
“Isso aqui é a realização de um sonho. Começamos no nosso mandato e o Rafael concluiu agora. É um espaço onde as pessoas vão comprar frutas e verduras com qualidade. A maioria das barracas é de produção familiar, sem veneno, e isso é muito importante. Valorizamos o produtor familiar, aquele que trabalha com a esposa, com o filho, e sobrevive disso. O governo do Estado tem investido muito para que esses pequenos agricultores continuem nas suas propriedades, com renda e dignidade. O que Arapongas inaugura hoje serve de modelo para outras cidades. Precisamos salvar o pequeno agricultor”, afirmou.

Prefeito Rafael Cita reforça o papel do Sacolão na segurança alimentar

O prefeito Rafael Cita ressaltou que o novo espaço cumpre a essência para a qual a Secretaria de Segurança Alimentar foi criada:
“Este momento é muito especial porque reflete o verdadeiro propósito da Secretaria: tratar da qualidade da alimentação da população e aproximar a agricultura familiar do consumidor. É um jogo de ‘ganha-ganha’: o agricultor vende e a população compra alimentos de alta qualidade com preço mais acessível. O Sacolão vai fortalecer a economia local e a venda dos nossos produtores”, destacou.

Cita reforçou que o município já possui políticas públicas consolidadas nessa área:
“Hoje, 100% do hortifruti da merenda escolar — são 30 mil refeições por dia — já vem da agricultura familiar. Agora, o Sacolão se soma às feiras existentes e cria mais um espaço de escoamento da produção. Só agricultores de Arapongas poderão expor aqui, seguindo o regimento interno. Quem quiser fornecer deve procurar a Secretaria de Segurança Alimentar para conhecer os regramentos”, explicou.

O prefeito também comentou sobre o andamento das obras e perspectivas para 2026:
“2025 foi um ano muito bom, com várias obras entregues. 2026 é ano eleitoral, o que naturalmente reduz o ritmo administrativo, mas as obras não vão parar. Temos licitações em andamento e vamos trabalhar até o final do ano para captar mais recursos para Arapongas”, completou.

Sobre o Sacolão Municipal

O Sacolão está localizado dentro do Terminal Urbano Central, na esquina das ruas Andorinhas e Marabu, a dois quarteirões da Avenida Arapongas — área de grande circulação. O investimento total foi de R$ 469.161,74, com recursos próprios do município.

História de João Poliseli de Sá

Nascido em Cafelândia-SP, em 1937, João Poliseli mudou-se para Arapongas ainda jovem. Formado em contabilidade, foi empresário, incentivador da agricultura familiar e fundador da COBAR, empresa de conservas vegetais. Na vida pública, foi vereador entre 1993 e 1996, sendo presidente da Câmara no segundo biênio. Faleceu em 16 de agosto de 2024.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: