Nota 93,79 no IDAN-M representa salto histórico no desenvolvimento socioeconômico
Arapongas encerra o ano com um feito histórico. Pela primeira vez, o município encerra o ano na primeira colocação do ranking regional do Norte do Paraná no Índice de Desenvolvimento de Ambientes de Negócios (IDAN-M), atingindo a expressiva marca de 93,79 pontos.
Criado e medido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) – especialmente no Paraná, como IDAN-M para Municípios e IDAN-T para Territórios, o IDAN é uma ferramenta que avalia a qualidade do ambiente para empreender, medindo fatores como desburocratização, acesso a crédito, inovação, liderança e compras públicas, visando incentivar prefeituras e regiões a melhorarem o ecossistema de negócios e atraírem empreendedores.
O índice de 93,79 pontos coloca Arapongas no pódio regional, superando com mérito todos os municípios vizinhos. No cenário do Paraná, o destaque também é notável: ocupa o honroso 8º lugar, disputando espaço e ombreando-se com grandes potências como Foz do Iguaçu, Cascavel e Ponta Grossa. As primeiras posições estaduais estão com Campo Mourão e Umuarama, ambas com 95,86 pontos, demonstrando o nível de excelência que Arapongas alcançou.
O resultado não é apenas um número, e, sim, é a materialização de um esforço conjunto e de uma visão estratégica que transformou a realidade local. O salto de desempenho é inegável: Arapongas evoluiu de forma exponencial, saindo de um patamar anterior de 49,82 pontos para os robustos 93,79 pontos. Essa escalada não é fruto do acaso, mas de um investimento robusto e estratégico em iniciativas de políticas públicas e fomento ao desenvolvimento local, conquistando o resultado de forma merecida.
Para o Prefeito Rafael Cita, “este resultado histórico, com Arapongas alcançando pela primeira vez o 1º lugar no Norte do Paraná, é a prova de que nossa visão de longo prazo e os investimentos robustos em desburocratização e fomento ao desenvolvimento, formalizados na Lei 5.665/25, estão colhendo frutos. É um orgulho ver nossa cidade disputando espaço no cenário estadual. O futuro é promissor!”, pontua.
A secretária de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda, Claudia Lens, destaca que “o salto de 49,82 para 93,79 pontos reflete a dedicação incansável de toda a equipe da SEMUDE e do Comitê Gestor. Trabalhamos intensamente para traduzir a Lei Geral em ações práticas que simplificassem a vida do empreendedor. A liderança regional é um reconhecimento merecido do compromisso de Arapongas com a excelência em políticas públicas”, comenta.
DESENVOLVE ARAPONGAS
O marco legal que solidifica essa transformação é a Lei Municipal nº 5.665/25, que “institui o Programa Municipal de Fomento ao Desenvolvimento Socioeconômico Local e Regional denominado ‘Desenvolve Arapongas'”.
O município demonstrou um compromisso inequívoco em criar um ambiente favorável ao crescimento, adotando ações intersetoriais e colaborativas, como previsto nos artigos 1º e 15 da Lei. O objetivo central é claro: promover o fortalecimento do ecossistema empreendedor e inovador, estimular a economia regional e ampliar a competitividade das microempresas, empresas de pequeno porte e demais setores. O resultado de 93,79 pontos no IDAN-M é o atestado de que as diretrizes de legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência e inovação, citadas no §2º, foram aplicadas com sucesso, impulsionando Arapongas à posição de vanguarda que ocupa atualmente.
Por trás desse resultado estrondoso, há um trabalho incansável de articulação e foco, que inclui o Comitê Gestor da Lei Geral, composto por membros do poder público e da aociedade civil, que intensificou ações ao longo do ano com foco primordial de desburocratização. Esse esforço conjunto eliminou obstáculos, simplificou processos e tornou o ambiente de negócios de Arapongas mais ágil e acessível para o pequeno e médio empreendedor; e o apoio técnico do Sebrae, cuja parceria e o acompanhamento foram cruciais em cada etapa. O auxílio na implementação e no monitoramento das políticas públicas garantiu que as ações tivessem o máximo de impacto e eficiência, potencializando o desempenho do município. O trabalho conjunto dessas instituições não apenas facilitou a vida do empresário local, mas também criou um ciclo virtuoso de crescimento.
A assessora técnica Aline Graziele de Oliveira, afirma que “participar da edição da Lei 5.665/25 foi fundamental para construir a base legal que permite ao município investir e monitorar o desenvolvimento de forma estratégica. Ver que o arcabouço legal que criamos se traduziu na primeira colocação do ranking regional é a maior recompensa, validando a importância da legislação como ferramenta de fomento”, destaca.
Já a Gerente de Projetos da SEMUDE, Adriana Gomes Batista, responsável pela alimentação e acompanhamento de cada um dos indicadores, diz que ” os notáveis 93,79 pontos são a materialização de um trabalho sério e transparente, que confere a Arapongas o reconhecimento e a visibilidade que seu desenvolvimento exige. É uma vitória inteiramente merecida, que valida a importância crítica e estratégica do nosso monitoramento diário e ininterrupto na alimentação e acompanhamento dos indicadores”, finaliza. Arapongas prova que é possível disputar e vencer, transformando desafios em oportunidades!