Imagem por: André Garcia/Canal 38

O Auditório da Prefeitura Municipal de Arapongas sediou nesta sexta-feira (31), uma reunião importante para a segurança da cidade.

Durante o evento, que contou com a presença de diversas lideranças políticas e autoridades da área de segurança pública, foram apresentados os resultados das forças de segurança de Arapongas durante o ano de 2024, bem como os planos para 2025. A cidade, que tem sido um exemplo de integração entre as forças policiais e de segurança pública, se prepara para enfrentar os desafios do novo ano com mais investimentos e estratégias eficazes.

Deputado Sargento Fahur destaca a importância da união das forças de segurança

O deputado federal Sargento Fahur, presente no evento, enfatizou a importância do planejamento de segurança a médio e longo prazo para a sociedade. “Sempre tratado com carinho e sempre trazendo recursos. Nesta feita, entregaremos uma viatura para a Guarda Municipal. Esse tipo de planejamento, esses eventos que planejam a segurança pública a médio e longo prazo, é importantíssimo. Quem ganha é a sociedade.

Olha, eu sempre digo: segurança pública é uma das prioridades absolutas do cidadão. Não adianta você ter hospital de primeiro mundo, escola de primeiro mundo e morrer assassinado num semáforo. Então, investimento no material humano, salários dignos, condições de trabalho, viaturas de última geração, armamento, tecnologia, para fazer o enfrentamento.

E o que é mais importante: essa parceria, essa junção entre as forças municipais, as guardas municipais, as forças estaduais e, inclusive, as forças federais. Temos a PRF, a PF, temos a Pol Militar, Pol Civil, Pol Penal e as guardas municipais unidas para enfrentar o crime. Quem ganha? A sociedade, o pagador de impostos. Sargento, no ano passado, Arapongas foi considerada a cidade mais segura do estado do Paraná.

Tem que se manter isso aí e ainda melhorar. Tudo é possível de melhora. Trabalhar para manter os índices. Nós fazemos parte disso, sim, trouxemos algumas pistolas 9mm, munições, para fazer esse enfrentamento. Bandido só entende essa língua, só entende essa língua. Bandido não entende conversinha, não. É armamento, tecnologia e operadores de segurança, homens e mulheres preparados para fazer o enfrentamento.

Então, tenho muito orgulho de participar aqui em Arapongas, mais uma vez, da entrega de viatura e participar aqui desse evento, discutindo segurança pública a médio e longo prazo. Aqui, na cidade de Arapongas, nós temos também um diferencial. Que é a integração entre a Guarda Municipal, Polícia Militar e também até a Polícia Civil. A troca de informações, troca de dados, ações conjuntas. Quem perde? O criminoso. Quem ganha? A sociedade.”concluiu.

Secretário de Segurança, Paulo Argatti, apresenta resultados positivos e metas para 2025

O secretário de Segurança de Arapongas, Paulo Argatti, falou sobre a importância da continuidade do planejamento de segurança no município. “Na verdade, já é a nona edição, o nono ano consecutivo que Arapongas lança o plano de segurança. Ele se tornou lei no município desde o primeiro mandato do prefeito Sérgio Onofre, e nós vamos dar continuidade agora no mandato do prefeito Rafael Cita. Então, aqui todas as forças de segurança se reúnem desde o finalzinho do ano, traçam seus objetivos, suas metas, planejam como vai ser feita a segurança do município no ano seguinte, no caso, este ano de 2025, e apresentam também as estatísticas referentes ao ano de 2024.

Os números são favoráveis. Eu falo que este é o evento que mais gosto de organizar porque a gente vê o comprometimento de cada instituição na elaboração do plano. Então, isso é muito satisfatório para nós, assim, que nós tenhamos também um ano de muita paz. E viva Arapongas, viva as nossas forças de segurança, que fazem um trabalho belíssimo em Arapongas. Eu só tenho a agradecer a cada representante que aqui está hoje, representado pelos seus comandantes, mas também a cada um dos seus integrantes, que faz a diferença lá na ponta e, às vezes, não é lembrado. Mas a gente tem que somente agradecer a cada um deles.

A gente pode ver que, apenas, não adianta as pessoas comprometidas das forças de segurança, seja a Guarda Municipal, Polícia Militar. Precisa de uma administração também que vá em linha com essa segurança. Com certeza, o apoio da administração municipal é muito importante. É onde a gente busca recursos, todo o respaldo. Nós tivemos esse apoio com o prefeito Sérgio Onofre nos oito anos de administração dele e teremos, com certeza, agora, já estamos tendo, né, com o prefeito Rafael Cita, nos próximos anos também de mandato dele. Então, é isso: Arapongas sempre pra frente, nossos índices são muito bons, vai ser apresentado aqui agora. A gente diminui cada vez mais os índices de homicídios, de roubo violento. Então, colocando Arapongas como a cidade mais segura do estado do Paraná. E vamos seguir nessa batida aí. Com certeza, em 2025, seremos também a cidade mais segura do estado do Paraná.”, afirmou.

Deputado Estadual Pedro Paulo Bazana reforça o compromisso com a segurança

O deputado estadual Pedro Paulo Bazana, também presente no evento, destacou a união das forças de segurança em Arapongas como um dos grandes diferenciais da cidade.”Olha, o importante do momento é você poder conhecer um pouco mais da estatística da segurança do município, como ela está se comportando, e continuar com essa grande integração que nós temos aqui no município de Arapongas. Essa união da Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, a área penal do nosso município, os policiais penais, juntamente com toda a parte do sistema de segurança, faz com que nós tenhamos uma das melhores seguranças do Paraná.

Eu sempre friso que essa união de todas as forças de segurança do município de Arapongas é que faz a diferença, é que faz com que a criminalidade seja diminuída e a gente possa continuar fazendo esse grande trabalho que é feito no nosso município. A gente só tem que parabenizar todos os envolvidos na área de segurança do nosso município, o prefeito Rafael Citta, todos os secretariados, enfim, as pessoas que realmente cuidam da segurança. E Arapongas tem essa peculiaridade: as pessoas trabalham unidas, e essa união faz a diferença. Quando estamos unidos, conseguimos uma efetividade muito maior e conseguimos afastar, muitas vezes, a criminalidade.

A gente tem uma visão muito grande também pela área de segurança. Já auxiliei a segurança com recursos para a Polícia Militar, com viaturas e outros recursos que estamos em busca. A própria Guarda Municipal de Arapongas, uma grande guarda, que a gente já trouxe veículos, agora vamos estar trazendo mais quatro motos para dar mais agilidade à Guarda Municipal. Estamos trabalhando realmente para ajudar em todo sentido. E essa também é uma das bandeiras do deputado Bazana: é a segurança, é poder auxiliar as forças de segurança do nosso município a buscar mais recursos.

A gente vai continuar trabalhando. Agora, com um pouco mais de experiência dentro da Assembleia Legislativa do Paraná, a gente vai poder estar auxiliando e buscando mais recursos para auxiliar todas as forças de segurança do nosso município. É isso que nós vamos fazer. Ficamos muito felizes em ver os números que, graças a Deus, têm melhorado muito, porque a polícia trabalha unida. Porque a guarda, juntamente com a polícia, juntamente com as forças de segurança, até junto com a Defesa Civil, faz esse trabalho para que Arapongas seja privilegiada, e a população ganha com isso.”

Bazana também mencionou os recursos que já foram direcionados para a segurança da cidade, como viaturas e motos para a Guarda Municipal, e reafirmou seu compromisso em buscar mais recursos para as forças de segurança.

A Capitã Kelly, da Polícia Militar, falou sobre as metas estabelecidas para 2025

“Esse planejamento é importante porque ele vai colocar as metas que nós temos a tomar durante o ano de 2025. Então, além de trazer os resultados de 2024, que foram bastante positivos para a Polícia Militar, é também trazer as metas e os objetivos que a gente tem para esse próximo ano.

Então, a gente tem alguns objetivos, algumas metas a serem alcançadas, e, com o nosso trabalho, com o trabalho dos policiais militares, com a integração que a gente tem com a Guarda Municipal, com a Polícia Civil e os demais órgãos, vamos conseguir alcançar esses objetivos e, assim, trazer uma melhor segurança pública para a comunidade aqui de Arapongas.

Então, também não basta apenas ter pessoas competentes e com vontade, né, que estão na rua; precisa ter uma administração que vá alinhada com isso. Exatamente, então, a gente tem que alinhar todos os nossos objetivos para que a gente realmente dê força, dê bastante respaldo para os nossos policiais que estão atuando no dia a dia.”

Já o delegado Bruno Sentone, da Polícia Civil, ressaltou a importância da continuidade do trabalho integrado entre as forças de segurança.

“Nós vamos apresentar os dados estatísticos da subdivisão de Arapongas: as prisões realizadas, operações, homicídios solucionados. A importância é justamente demonstrar esse trabalho integrado das Forças de Segurança e planejar as ações. Isso é muito importante para a gente prestar contas à população e para que a população se aproxime um pouco mais da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Doutor, ano passado, Arapongas foi eleita a cidade mais segura do Paraná. Conseguimos ainda reduzir esse número. Então, acredito que, se tudo se mantiver dessa forma, Arapongas continuará sendo a cidade mais segura do Paraná” afirmou.

Prefeito Rafael Cita confia no trabalho das forças de segurança para manter Arapongas segura

O prefeito Rafael Cita, ao finalizar o evento, enfatizou o trabalho conjunto entre a administração municipal e as forças de segurança como chave para o sucesso de Arapongas. “Na verdade, Arapongas é estatisticamente a cidade mais segura do estado do Paraná, sendo um município com mais de 100 mil habitantes. O grande desafio deste ano é manter esse posto. Mas eu confio demais nas forças de segurança de Arapongas, no secretário de segurança, Argatti, e nessa junção, nesse trabalho conjunto, inclusive com o Conselho Comunitário de Segurança e as forças policiais da cidade. Tenho muita confiança de que vamos conseguir manter esse padrão de segurança no nosso município.

Até quando eu era procurador-geral do município, já participava ativamente dessa junção. E está dando certo. Eu digo isso sempre, porque as forças de segurança se integraram, são parceiras, são amigas. Não há problemas, não há riscos, conversam entre si, trabalham juntas. Por isso, somos destaque no estado do Paraná e em todo o Brasil nesse aspecto.”, concluiu o prefeito.

Com um planejamento robusto e a união de forças, Arapongas segue firme no propósito de manter a segurança de sua população em 2025. O trabalho conjunto entre a Polícia Militar, a Guarda Municipal, a Polícia Civil e as demais forças de segurança é um modelo de integração que tem garantido resultados positivos, colocando a cidade como referência no combate ao crime no estado do Paraná.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: