Cafeicultores cadastrados devem procurar a Secretaria da Agricultura até o dia 20 para regularizar a documentação. Mudas produzidas pela Prefeitura chegam com subsídio de 50% em relação ao preço praticado pelo mercado.

A Prefeitura de Apucarana realiza no próximo dia 26 de janeiro, às 9 horas, no Horto Municipal, a primeira entrega de mudas de café de 2026 a agricultores familiares. Nesta etapa inicial, serão distribuídas 130 mil unidades das variedades IPR 100, IPR 106, IPR 107, Mundo Novo e Catuaí, destinadas a cafeicultores cadastrados na Secretaria Municipal da Agricultura.

Produzidas pelo próprio município, a partir de sementes selecionadas e registradas no RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as mudas chegam ao produtor local com subsídio de 50% em relação ao valor praticado pelo mercado, onde cada unidade é comercializada a R$ 2.

Segundo o prefeito Rodolfo Mota, a produção e o fornecimento de mudas selecionadas têm como objetivo fomentar a cafeicultura no município. “Além de recompor a plantação, muitos pequenos produtores recorrem às mudas da Prefeitura para ampliar a cultura na propriedade. Neste ano, estamos garantindo um subsídio importante. Hoje, o valor de mercado gira em torno de dois reais por muda, e a Prefeitura vai repassar ao produtor pelo valor de um real, subsidiando 50% do custo”, afirma.

O prefeito destaca ainda que estão previstas novas entregas nos meses de agosto e dezembro, totalizando 400 mil mudas em 2026 — volume 150% superior ao registrado em todo o ano passado, quando a administração municipal entregou 160 mil unidades preparadas pela gestão anterior. “Estamos falando de um investimento estratégico no pequeno produtor e na vocação histórica de Apucarana. O café sempre fez parte da nossa identidade, da nossa economia e da vida de muitas famílias. Quando ampliamos a entrega de mudas, não é apenas número: é renda no campo, sucessão familiar, geração de emprego e fortalecimento da economia local”, pontua o prefeito. Atualmente, Apucarana é a quinta maior produtora de café do Paraná, com área cultivada de 1.100 hectares e produção anual de 2.376 toneladas.

O secretário municipal da Agricultura, Wendel Metta, explica que, para ter acesso às mudas subsidiadas, o agricultor precisa ter o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar). Além do subsídio de 50%, com pagamento de apenas R$ 1 por muda, o cafeicultor poderá parcelar o valor em até quatro vezes, por meio de DAM (Documento de Arrecadação Municipal), com vencimentos a partir de abril. “Pedimos que todos os produtores cadastrados e com pedido de mudas procurem a Secretaria até o dia 20 para regularizar a documentação. Para garantir justiça e alcance social, estabelecemos critérios claros: a prioridade é para quem possui o CAF e, na sequência, para agricultores que nunca participaram do programa. Também foi definido um limite de até três mil mudas por beneficiário, justamente para evitar concentração e permitir que mais famílias sejam atendidas”, esclarece Metta.

Serviço: A Secretaria Municipal da Agricultura está localizada na Avenida Governador Roberto da Silveira, nº 100, Barra Funda (ao lado da estação ferroviária). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Mais informações pelo telefone (43) 3308-1435.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: