O projeto Empregabilidade 50+, fruto da parceria entre o Fórum Desenvolve Apucarana, a Câmara de Ensino Superior de Apucarana (CESA) e a Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Agência do Trabalhador, promoveu nesta terça-feira (12 de agosto) a terceira edição do Feirão Empregabilidade 50+.
O evento, realizado no Espaço das Feiras, disponibilizou quase 350 vagas de emprego em diversas áreas, voltadas exclusivamente para pessoas com mais de 50 anos.
Depoimentos e resultados
O vice-prefeito Marcos da Vila Reis destacou o momento positivo para o emprego no município.
“Quando eu era jovem, batíamos de porta em porta nas empresas em busca de uma oportunidade. Era difícil conseguir trabalho. Não podíamos escolher, aceitávamos o que viesse. Por isso acabei indo para a construção civil e me tornei autônomo para sobreviver. Hoje, Apucarana vive um tempo diferente, com a oferta de mais de trezentas vagas só neste feirão”, afirmou.
O gerente da Agência do Trabalhador, Neno Leiroz, ressaltou o investimento em capacitação.
“Neste ano, o prefeito Rodolfo Mota destinou quase meio milhão de reais para cursos de qualificação. Além das vagas, o feirão também ofereceu oportunidades para quem deseja mudar de área, empreender ou avançar na carreira. Vamos acompanhar os trabalhadores encaminhados para entrevistas, orientando-os para que realizem o sonho da carteira assinada.”
O coordenador do Fórum Desenvolve Apucarana, Luiz Sérgio Hilário, também celebrou os avanços:
“No primeiro feirão, em 2023, tínhamos apenas dez apoiadores. Hoje contamos com 34 instituições parceiras. Nos últimos seis eventos — entre Empregabilidade Mulher, Empregabilidade Primeiro Emprego e Empregabilidade 50+ — ofertamos 1.700 vagas, realizamos 1.100 encaminhamentos e efetivamos aproximadamente 900 contratações.”
Serviços e atividades
Durante o evento, os participantes receberam orientações sobre elaboração de currículos, técnicas para entrevistas de emprego, cadastro como Microempreendedor Individual (MEI) e isenção de tributos para pessoas acima de 60 anos.
A programação foi encerrada com o Baile 50+, marcado por celebração, alegria e fortalecimento do sentimento de pertencimento.
Presenças
Participaram da abertura a primeira-dama e secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Karine Mota; os vereadores Moisés Tavares e Eliana Rocha; o presidente do APL de Bonés e Confecções e vice-presidente da ACIA, Jayme Leonel; o professor da UNESPAR e representante da CESA, Paulo Guilherme Alarcon Fernandes; além dos secretários municipais Fabíola Carrero, Emerson Toledo e Rodrigo Liévore (Recife), entre outras autoridades.