Imagem por: Lucas Leal/Canal 38

A manhã deste sábado (15) foi marcada pela continuidade de uma das maiores mobilizações ambientais do ano em Apucarana: o Bota Fora de Pneus, uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que segue até às 17h.

A iniciativa, que começou na sexta-feira, já ultrapassou a marca de mais de dois mil pneus recolhidos, somando o material entregue pela população e por estabelecimentos do setor automotivo.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, a ação ganhou força graças ao engajamento da comunidade e ao apoio de diversos setores.

“Iniciamos ontem, sexta-feira, dois dias de Bota Fora de Pneus, aberto para toda a população — munícipes, donos de borracharias, autocenters. Uma mobilização que fizemos com ajuda da imprensa, como o Canal 38, das redes sociais, e do trabalho da nossa equipe que visitou borracharias e comércios para divulgar o recolhimento. Ontem tivemos cerca de 1.200 pneus e hoje, nesse feriado, como você está vendo aí, mais de mil pneus já. Tem sido um sucesso. A população aderiu ao Bota Fora”, destacou.

O secretário acompanhou de perto o fluxo de descarte durante o sábado e reforçou a importância da conscientização ambiental:

“É importante estar junto com a equipe, engajado nesses trabalhos, e reforçar para a população a importância do descarte correto. Muitas pessoas não sabem, mas um pneu jogado na natureza demora cerca de 600 anos para se decompor. Além do impacto ambiental, ele pode virar um criadouro de mosquito da dengue. Quem descarta certo colabora com o meio ambiente e com a saúde pública. Essa ação também faz parte do combate à dengue em Apucarana.”

A iniciativa contou com apoio da Secretaria de Serviços Públicos e outras pastas municipais. O recolhimento está sendo realizado em parceria com a empresa karango Pneus, de Maringá, especializada no transporte e destinação ambientalmente correta desse tipo de material.

“Essa empresa já recolhe parte dos pneus do nosso IBC e também de outras prefeituras. Nos comércios costuma ser difícil fazer esse recolhimento por causa do tamanho do caminhão e do acesso aos locais. Por isso, quando criamos um ponto adequado, onde o caminhão pode estacionar e a população consegue trazer os pneus, o sucesso é garantido. Borracharias, autocenters, oficinas e moradores trouxeram tudo para cá durante esses dois dias”, concluiu o secretário.

O Bota Fora segue até o fim da tarde deste sábado, reforçando o compromisso da administração municipal com práticas sustentáveis, saúde pública e participação comunitária.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: