A Câmara Municipal de Apucarana, por meio da Procuradoria da Mulher, lançou nesta sexta-feira (15) uma campanha para reforçar a divulgação dos canais de atendimento e denúncia voltados à proteção das mulheres no município. A ação consiste na distribuição de mil cartazes com o número do Disque 180 e de outros serviços da rede de proteção, que serão fixados em pontos estratégicos da cidade.
De acordo com a Vereadora e vice presidente da Câmara e Procuradora da Mulher, Eliana Rocha, a lei municipal nº 62 de 2020 já previa a obrigatoriedade da afixação do cartaz em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos, mas a medida precisava ser reforçada.
“Nós temos uma lei, 62 de 2020, que determina que todo ambiente, comércio, empresa, lanchonete, restaurante, bares, tenha um cartaz do Disque 180. A Procuradoria da Mulher teve a iniciativa de fazer os cartazes com apoio da Secretaria da Mulher, da Delegacia da Mulher, da OAB e de outras entidades. Vamos distribuir mil cartazes pela cidade de Apucarana neste mês de agosto, colocando-os em banheiros de bares, comércios, escolas, CRAS, postos de saúde e outros locais. Toda essa rede de apoio ficou responsável por levar e colocar os cartazes. Ninguém é nada sozinho, e quando a gente se une, a gente ganha força. As mulheres unidas em Apucarana estão trabalhando em prol de outras mulheres que precisam saber que temos uma rede de proteção muito ativa. Tenho certeza que esse cartaz vai fazer a diferença na vida de algumas mulheres”, afirmou.
A ação, segundo a Procuradoria, se estende até o final do mês, mas o trabalho de revisão e atualização das leis de proteção às mulheres seguirá durante todo o ano.
A delegada da Mulher de Apucarana, doutora Luana Lopes, reforçou a importância da campanha.
“É uma campanha importantíssima de divulgação dos nossos telefones da Rede de Proteção à Mulher. A intenção é alcançar o maior número de pessoas possíveis, principalmente as mulheres que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade e, muitas vezes, não têm acesso a essas informações. Divulgar esses números em órgãos públicos, escolas, unidades de saúde, comércios, bares e restaurantes é fundamental, porque às vezes só saber um número faz diferença. Apucarana tem uma rede de proteção muito forte e unida, formada pela Procuradoria, Secretaria da Mulher, Educação, Assistência Social, OAB e outras entidades. Trabalhar sozinho é muito mais difícil e atinge menos pessoas; quando se trabalha em rede, conseguimos alcançar um número muito maior e prestar um apoio mais efetivo. Essa união é essencial para a proteção das nossas mulheres”, concluiu.
A expectativa é de que, até o final de agosto, os cartazes estejam presentes em todos os bairros e regiões da cidade.
📢 Fique por Dentro das Últimas Notícias!
🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:
📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana
💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38