De acordo com dados do Caged, a cidade ocupou o 100º lugar no ranking de municípios na geração de empregos no mesmo ano. Esses números reforçam a veracidade das matérias publicadas pelo Canal 38 nos últimos anos, que destacam a falta de gestão e a incapacidade de gerar empregos, refletindo um quadro preocupante na administração municipal e causando sofrimento na população apucaranense, especialmente na área da saúde pública.

Com uma população de 134 mil habitantes, Apucarana teve um aumento pífio de apenas 134 empregos no ano de 2023, em contraste com a maioria dos municípios paranaenses. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o estado fechou o ano com 87.599 novas vagas, o que representa o melhor resultado do Sul e o quarto melhor do país, contribuindo com 6% de todos os postos formais criados no Brasil no ano passado.

Curitiba liderou o ranking estadual, com 12.792 pessoas empregadas em 2023. Mas além da Região Metropolitana, metade dos municípios no top 10 na geração de empregos fica no interior do estado. Na sequência da capital vêm Londrina (6.728), São José dos Pinhais (5.886), Maringá (5.272), Ponta Grossa (3.838), Foz do Iguaçu (2.824), Pinhais (2.779), Assis Chateaubriand (2.469), Colombo (2.419) e Toledo (2.257).

Entre os municípios que tiveram mais de mil novas colocações no mercado de trabalho em 2023, também aparecem Cascavel (2.031), Guarapuava (1.696), Paranavaí (1.370), Campo Largo (1.344), Araucária (1.323), Paranaguá (1.204), Francisco Beltrão (1.074), Campo Mourão (1.064) e Rolândia (1.024).

Apucarana fica atrás de diversas cidades da região, como Arapongas (955), Mandaguari (578), Ivaiporã (311), Cambé (269) e Mauá da Serra (193).

O site da Prefeitura de Apucarana divulgou uma postagem da Agência do Trabalhador oferecendo 442 vagas de emprego para o dia 29/01. No entanto, muitos trabalhadores já perceberam que essa informação pode ser considerada uma propaganda enganosa, o Portal 38 News recebeu diversas denúncias indicando que as poucas vagas de emprego existentes são direcionadas para fins políticos, veja postagem:

Essa situação representa uma falta de respeito com a inteligência de todos, especialmente dos trabalhadores que são iludidos diariamente com a falsa expectativa de centenas de oportunidades de emprego. Os números divulgados também contradizem essa informação, já que a cidade gerou apenas 134 novas vagas de emprego durante todo o ano de 2023.

Portanto, é importante que haja transparência e honestidade nas informações divulgadas, especialmente quando se trata de questões tão importantes como o mercado de trabalho e as oportunidades de emprego para a população. A manipulação desses dados pode prejudicar diretamente os trabalhadores e minar ainda mais a confiança na administração pública.

A cidade enfrenta diversos problemas na área da saúde, como lotação na UPA, escassez de médicos, medicamentos e cirurgias eletivas, além de uma preocupante epidemia de dengue, a maior do Paraná, a continuidade das nomeações de cargos em comissão e o aumento de salários para cargos de confiança levantam dúvidas sobre a alocação adequada dos recursos públicos.

Apesar das críticas e denúncias, o prefeito Júnior da Femac parece demonstrar pouco interesse nas preocupações da opinião pública. Com 323 dias desde a primeira denúncia feita pelo vereador Lucas Leugi sobre o hospital de Apucarana, além de dezenas de denúncias do Portal 38 News, a população aguarda um posicionamento claro do prefeito Júnior da Femac.

Contagem Regressiva: Faltam apenas 334 dias para o prefeito Sebastião deixar o comando da prefeitura de Apucarana.

Confira o ranking dos municípios AQUI .

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: