Levantamento vai permitir diagnóstico mais preciso e orientar políticas públicas de assistência social no município.

Apucarana participou de mais uma etapa de preparação do 1º Censo Municipal da Pessoa em Situação de Rua, iniciativa inédita que marca uma nova etapa no planejamento das políticas públicas de assistência social do município. Técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social estiveram, nesta terça-feira (03/02), na Sala do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), no Palácio do Iguaçu, em Curitiba, onde participaram de uma reunião de alinhamento institucional do censo e de definição de procedimentos para um mutirão de ações integradas.

Apucarana foi representada no encontro pela secretária municipal de Assistência Social, Fabíola Carrero; pelo diretor municipal de Proteção Social, Alexandre Machado; e por Wellington Antônio da Silva, assessor da Secretaria de Assistência Social.

O prefeito Rodolfo Mota lembra que, desde o final do ano passado, a administração municipal atua de forma integrada com o Estado na construção das metodologias que irão subsidiar tanto o censo quanto o mutirão, previstos para ocorrer entre os dias 16 e 20 de março.

Rodolfo Mota afirma que o censo representa um avanço estratégico na forma como Apucarana passa a tratar a pauta social. “Não é possível cuidar das pessoas sem conhecer a realidade com profundidade. O censo vai nos permitir sair do achismo e trabalhar com dados concretos, técnicos e confiáveis, garantindo planejamento responsável, uso correto dos recursos públicos e ações mais eficazes. Nosso compromisso é tratar essa pauta com seriedade, sensibilidade social e integração entre município e Estado, para construir soluções que respeitem a dignidade humana e promovam inclusão, acolhimento e oportunidades reais de superação”, destacou.

De acordo com a secretária Fabíola Carrero, o encontro reuniu representantes de 27 municípios que realizarão o censo em parceria com o Governo do Estado. “Antes do levantamento, que acontecerá entre os dias 16 e 20 de março, as equipes municipais passarão por uma capacitação on-line, prevista para o final de fevereiro, com orientações técnicas para a aplicação do censo”, explicou.

Ela destacou que a reunião teve caráter preparatório e estratégico, com foco no alinhamento de procedimentos e metodologias. “O objetivo principal do censo é produzir um diagnóstico atualizado da população em situação de rua, permitindo a criação e o aprimoramento de políticas públicas mais efetivas e direcionadas em todo o Paraná”, salientou.

A secretária reiterou ainda que a mobilização integra uma estratégia inédita coordenada pelo Governo do Paraná, que reúne 27 municípios em um esforço conjunto para levantar dados consistentes e padronizados. “O Paraná é pioneiro na realização deste diagnóstico, fortalecendo a união e a integração das cidades em torno deste tema”, completou.

O censo e o mutirão serão desenvolvidos em parceria com o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef). O levantamento tem como objetivo mapear perfis, identificar demandas e produzir dados técnicos e confiáveis para embasar políticas públicas mais eficazes, humanas e integradas.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: