Imagem por: Jonatam Battista/ Canal 38

Na noite desta terça-feira (03), a comunidade do Núcleo Afonso Camargo, em Apucarana, viveu um momento histórico com a entrega oficial de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), obra aguardada há cerca de dez anos.

A solenidade contou com a presença do prefeito Rodolfo Mota, autoridades municipais, servidores da educação e familiares do homenageado João Baptista Mareze, que dá nome à nova unidade.

Durante o evento, o prefeito destacou a importância da conclusão da obra, que por anos gerou transtornos à comunidade. “É uma alegria demais a gente poder estar aqui no Afonso Camargo. Uma obra que tem dez anos de início, uma obra que gerou problemas os mais diversos possíveis para essa comunidade, que foi motivo de campanhas eleitorais no passado. Em 2020 eu disse que queria ser prefeito para terminar essa obra. Não ganhamos a eleição, mas em 2024 ela ainda estava parada, e mais uma vez eu assumi esse compromisso com a população”, afirmou Rodolfo Mota.

Segundo o prefeito, a entrega acontece dentro das comemorações dos 82 anos de Apucarana e marca o fim de uma estrutura antiga considerada inadequada. “Nós colocamos fim a um prédio insustentável, onde chovia dentro, tinha mofo, colocava as crianças em risco e era insalubre para as professoras trabalharem. Aposentamos aquilo e viemos para essa estrutura nova”, ressaltou. O novo CMEI vai atender 115 crianças, com início das atividades já a partir desta quarta-feira.

Rodolfo Mota também lamentou o tempo perdido. “É uma pena tantas crianças que poderiam ter passado por aqui ao longo desses dez anos e não passaram. Crianças cresceram, passaram da idade de CMEI e não tiveram essa oportunidade. Mas daqui pra frente, essa realidade muda”, declarou.

O prefeito agradeceu o trabalho conjunto de secretarias, servidores, engenheiros, construtora e do Governo Federal, responsável pelo projeto inicial. Ele ainda ressaltou que esta é a primeira de seis obras abandonadas encontradas pela atual gestão que está sendo entregue. “Esse é o nosso compromisso: destravar Apucarana, fazer a cidade crescer e se desenvolver”, concluiu.

O CMEI recebeu o nome de João Baptista Mareze, educador pioneiro no município. Representando a família, o filho do homenageado, João Luiz Mareze Filho, falou com emoção sobre a homenagem. “É uma emoção muito grande. Meu pai trabalhou mais de 40 anos na educação, atuou em todos os níveis, do básico ao superior. Chegou aqui em 1940, como pioneiro da cidade, sempre com muita dedicação”, afirmou.

Segundo ele, a homenagem eterniza o legado do pai. “É uma justa homenagem. Ele formou pessoas, educou crianças durante toda a vida. Ele gostava muito de criança, amava trabalhar com criança, especialmente da primeira à quarta série. Ver o nome dele em um centro de educação infantil é algo que nos deixa muito felizes. Só tenho a agradecer a todas as autoridades, em meu nome e em nome da nossa família”, disse.

A entrega do CMEI marca um novo capítulo para a comunidade do Núcleo Afonso Camargo e simboliza o encerramento de uma espera de uma década por um espaço adequado para a educação infantil em Apucarana.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: