Crianças e adolescentes que participam do projeto social “Caratê no Meu Bairro”, de Apucarana, viveram uma experiência única nesta terça-feira (8), ao visitar o Espaço Energia – Museu Copel, em Curitiba. A atividade, realizada com apoio financeiro integral da Copel por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), proporcionou conhecimento, interatividade e um novo olhar sobre a origem dos recursos que mantêm o projeto.
Ao todo, 22 alunos e 16 pais ou responsáveis viajaram durante a madrugada até a capital paranaense para o passeio cultural. No local, os participantes conheceram a história da energia, interagiram com equipamentos antigos e modernos e assistiram a vídeos educativos sobre o caminho da eletricidade das usinas até as residências.
O coordenador do projeto, Alan Pereira da Silva, enfatizou que a proposta da visita vai além do entretenimento. “A ideia foi fazer com que os alunos conhecessem a empresa que apoia o projeto. Mas não apenas. Tentamos explicar que, através da educação e do esporte, conseguimos conquistar o mundo”, declarou o professor, que também é seis vezes campeão brasileiro, dez vezes campeão sul-americano, vice-campeão mundial e bicampeão panamericano de caratê. Alan integrou a seleção brasileira por 25 anos. “Respiro caratê”, resume.
O projeto completa um ano em agosto, com mais de 90 participantes atendidos desde a sua criação. Alan, no entanto, já atua há duas décadas em projetos sociais, levando disciplina, inclusão e defesa pessoal a jovens em situação de vulnerabilidade.
Entre os pais presentes, a Daniela Fernanda Rodrigues, mãe de Helena, de 8 anos, ressaltou a importância do envolvimento das crianças com o projeto e com seus apoiadores. “Além de um passeio, essa visita é importante para eles saberem de onde vêm os recursos das aulas e reforçar o compromisso com o projeto. Se eles não levam a sério, tiram a vaga de outro participante”, pontuou.
A estudante Hivana Lemes, de 16 anos, destacou sua motivação. “Fui uma das primeiras a me inscrever quando soube. Sempre tive interesse por esportes”, contou. Sobre o museu, ela demonstrou encanto: “Sou apaixonada por coisas antigas. Gostei muito da Sala Parigot de Souza e dos objetos em geral”.
Roteiro educativo e interativo
A visita começou no Pátio das Energias, com exposição de peças antigas de usinas, simuladores e informações sobre as fontes de energia. Seguiu para a Sala Energia do Passado, onde é contada a evolução do uso da energia desde o fogo até a invenção da lâmpada elétrica. Os alunos também conheceram o espaço Casa Antiga, que simula uma residência dos anos 1950.
No primeiro andar, os visitantes conheceram a história do engenheiro e ex-governador Pedro Viriato Parigot de Souza, cuja trajetória está ligada à história da Copel. Em seguida, assistiram a um vídeo explicativo sobre a geração e distribuição de energia.
No Espaço Sustentabilidade, os jovens participaram de um jogo da memória sobre biodiversidade. Já na Sala Moderna, uma maquete com realidade aumentada apresentou o percurso da energia e o consumo de eletrodomésticos, incentivando o uso consciente da eletricidade.
Ao final da visita, Alan deixou uma mensagem aos jovens atletas. “É por isso que precisamos tanto de vocês não só no esporte, mas também na dedicação ao conhecimento, ao estudo”, afirmou o professor, reforçando a missão educativa do projeto.