Um morador de Jandaia do Sul levou um susto na manhã desta sexta-feira (14), ao se deparar com uma serpente verde perigosa em sua propriedade. O biólogo Fernando Felipe enviou um alerta à população local, ressaltando os riscos associados à serpente agressiva.

O fato ocorreu por volta das 10 horas da manhã, quando Diego, um morador de Jandaia do Sul, avistou a cobra verde, identificada como Philodryas olfersii, em seu quintal. Rapidamente, ele filmou a serpente e enviou o vídeo ao biólogo Fernando Felipe, que aproveitou a oportunidade para alertar a comunidade sobre os perigos desse réptil.

“A cobra verde é uma serpente que, embora não seja extremamente agressiva, possui um veneno forte que pode causar inchaço e dor semelhantes aos efeitos da picada de uma jararaca”, explicou Fernando Felipe. “Já houve casos em que pessoas morreram em consequência do veneno dela.”

O biólogo destacou que a cobra verde, ou Philodryas olfersii, tem uma dentição opistóglifa, o que significa que seus dentes venenosos estão localizados na parte posterior da boca. Isso não a torna menos perigosa, especialmente para quem não conhece seu comportamento ou não sabe como lidar com ela.

Fernando Felipe orientou a população a não tentar manusear ou capturar a serpente caso a encontrem. “Se você avistar uma cobra verde, o melhor a fazer é manter distância e acionar as autoridades competentes para que possam capturá-la de maneira segura”, recomendou. “É uma serpente que se camufla muito bem entre as folhas e galhos, o que torna sua detecção ainda mais difícil.”

A serpente verde se alimenta principalmente de filhotes de aves, e sua presença nas áreas residenciais pode ser um indicativo de um ecossistema saudável, mas também de um risco potencial para os moradores.

Diego, o morador que avistou a cobra diz “Eu percebi a cobra e, antes que ela pudesse fazer qualquer mal, ela rapidamente se escondeu no meio do mato. É importante que as pessoas entendam que essas serpentes têm um papel no nosso ecossistema e que devemos agir com cautela.”

Para mais informações sobre como proceder ao encontrar serpentes e outros animais selvagens, a população pode entrar em contato com os serviços ambientais locais ou acessar os materiais de conscientização disponíveis nas plataformas digitais de conscientização ambiental.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: