Na manhã desta quarta-feira (8), a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA) apresentou uma pesquisa inédita sobre o perfil do consumidor apucaranense, revelando hábitos, preferências e tendências de consumo que vão orientar o varejo local. O lançamento também marcou o início da Campanha de Natal 2025, com foco em fortalecer o comércio e estimular as vendas no fim do ano.
O presidente da ACIA, Elio Pinto, destacou a relevância do estudo como ferramenta estratégica para os empreendedores.
“Estamos muito contentes porque acreditamos que Apucarana terá um ótimo movimento neste final de ano. As lojas estão se preparando com bons produtos e preços competitivos. É fundamental que a população compre aqui e apoie as empresas locais”, afirmou.
Entre os dados da pesquisa, ela mostra que o apucaranense continua fiel ao comércio da cidade. “65% preferem comprar em lojas físicas e 24,5% compram de forma mista. Isso mostra uma valorização do atendimento e a experiência presencial. Outro dado animador é que mais de 60% dos entrevistados pretendem realizar compras nos próximos seis meses, especialmente em vestuário, calçados e itens para o lar”, diz Elio.
Segundo o presidente, isso reforça o potencial do nosso comércio e a importância de investir em campanhas e vitrines atrativas. “O estudo também revelou que a maior parte dos consumidores tem entre 21 e 30 anos, faixa economicamente ativa, e que grande parte compromete até 30% da renda com consumo mensal, o que indica um perfil planejador, mas disposto a gastar quando encontra boas oportunidades”, destacou Elio.
Segundo o presidente, esta é a terceira pesquisa conduzida pela ACIA e reforça a importância de o empresário trabalhar com dados concretos para definir estratégias de vendas mais eficazes. “Este levantamento traz informações preciosas sobre hábitos de compra, frequência e preferências de consumo. No Natal todos vendem, mas podem vender muito mais se tiverem informação e participarem das campanhas da Associação Comercial. A pesquisa mostra exatamente isso: quem trabalha com dados sai na frente”, ressaltou o presidente Elio Pinto.
Campanha de Natal
A campanha “Natal em Apucarana” vai sortear R$ 30 mil em vales-compra. Serão 30 vales de 1000,00 reais cada, que irão estimular o consumo e gerar retorno direto ao lojista que fizer a adesão à campanha.
“Este tipo de campanha agrada tanto o lojista, quanto o consumidor. O empresário gosta da campanha com cashback e o cliente gosta de ganhar o vale-compra e ter opção de comprar mais presentes”, exemplificou.
A diretora de pesquisas e estatísticas da ACIA, Larissa Balan, enfatizou que a campanha é um instrumento importante para o consumidor. “Entrevistamos 384 pessoas, mais de 77 bairros diferentes de Apucarana. Os dias e horários também não foram os mesmos. É um estudo estatístico validado e que aponta que mais de 75% dos consumidores aderem a sorteios e campanhas de incentivos”, diz Larissa.
Outra informação apontada na pesquisa é que o consumidor de Apucarana confia no comércio local. “Porém, é preciso despertar desejo e encantamento. Atendimento humanizado, lojas bem estruturadas e presença digital são diferenciais fundamentais”, observou.
Entre os resultados, a pesquisa aponta que o consumo em Apucarana é híbrido — 65% dos clientes pesquisam online, mas prefere comprar presencialmente, valorizando o atendimento personalizado. “A Campanha de Natal da ACIA aproveita justamente esse comportamento, com sorteios e promoções que fortalecem a conexão entre consumidores e lojistas”, conclui Larissa.
Outros dados
Renda e faixa etária:
23.8% tem entre 21 a 30 anos, 21.1% tem entre 31 a 40 anos, 19.3% tem entre 41 a 50 anos, 16.7% entre 51 a 60 anos, 9.4% até 20 anos e 9.7% acima de 60 anos. Sendo que mais de 70% dizem que estão estáveis financeiramente, mostrando um perfil estável, mas exigente. 60% ganham entre 3 e 5 mil reais, 20% entre 5 a 8 mil reais, 15% entre 2 e 3 mil reais e 5% entre 8 a 12 mil reais.
Frequência de compra: 36.8% compram mensalmente, 32.4% quinzenalmente e 22.5% compram semanalmente. “Isso mostra que o consumidor busca novidades. Além de que eles não têm vendedores fieis. Compram com que estão disponível no momento. Uma informação que os lojistas devem trabalhar melhor”, diz Larissa.
Intenção de compra:
Mais de 60% dos consumidores afirmaram que pretendem realizar compras nos próximos seis meses, principalmente em moda e utilidades domésticas.
A pesquisa completa está disponível na ACIA para seus associados. Mais informações pelo fone 43 3162 4300.
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