Uma grande operação integrada entre forças de segurança resultou na apreensão de 1.006 quilos de maconha e na prisão de um homem de 28 anos, na segunda-feira (05), na região de Guaíra, no oeste do Paraná. A ação causou um prejuízo estimado em R$ 2.472.000,00 ao crime organizado.

A operação foi realizada pela Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), no âmbito da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, em conjunto com a Polícia Federal (NEPOM de Guaíra), Polícia Rodoviária Federal – Delegacia Especializada de Fronteira de Dourados, Polícia Federal de Naviraí (MS) e Força Tática da Polícia Militar de Naviraí (MS).

As equipes receberam informações de que uma Toyota Hilux branca estaria transportando entorpecentes do Mato Grosso do Sul para o Paraná. Diante disso, foi montado um cerco estratégico nas proximidades da Ponte Ayrton Senna. Ao visualizar o veículo, os policiais emitiram ordens legais de parada, que foram desobedecidas pelo condutor, que iniciou fuga em alta velocidade.

Durante o acompanhamento tático, o motorista realizou manobras perigosas, transpondo canteiros centrais e jogando o veículo contra as equipes policiais, colocando em risco a integridade dos agentes. Após cerca de 3 quilômetros de perseguição, já no perímetro urbano de Guaíra, o suspeito entrou em uma via sem saída, atravessou uma cerca e abandonou a caminhonete em meio a uma área de mata e terreno alagadiço, fugindo a pé.

No interior da Hilux, os policiais encontraram diversos fardos de maconha, que após pesagem totalizaram uma tonelada e seis quilos da droga. Em consulta aos sistemas policiais, foi constatado que o veículo utilizava placas clonadas, pertencentes a outro automóvel com registro de furto em Maringá, ocorrido em 22 de novembro de 2025.

Após buscas contínuas na área de mata, as equipes conseguiram localizar e prender o condutor, que estava escondido na vegetação. Durante as diligências, o homem informou o destino do entorpecente, levando os policiais até uma propriedade rural em Palotina. No local, foi encontrado um Toyota SW4, também com placas clonadas, cujo veículo original possuía registro de furto em Itajaí (SC), em 28 de novembro de 2025.

Diante dos fatos, o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado, juntamente com os veículos, a droga e os materiais apreendidos, à Delegacia da Polícia Federal em Guaíra, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

O BPFRON reforça a importância da colaboração da população e disponibiliza o disque-denúncia (44) 99985-2726, garantindo sigilo absoluto.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: