A Sanepar informa que o abastecimento de água em Apucarana está normal nesta quarta-feira (17). Todas as regiões da cidade foram abastecidas ao longo de terça-feira (16), conforme previsto. É possível haver situações pontuais de baixa pressão nas redes ou desabastecimento, o que deve ser registrado caso a caso pelos canais oficiais de atendimento ao cliente.
“Nosso pessoal segue em campo para que nenhum cliente fique desabastecido. Recuperar os níveis de pressão da rede e atender todos de ponta a ponta é desafiador. Domingo estávamos com os reservatórios bem cheios, abastecimento pleno, até que rompeu a adutora e o volume armazenado foi consumido. Segunda ficamos parados, com todos os esforços concentrados na manutenção. Recuperamos a produção à noite e a normalização se deu durante a madrugada de terça. Foi um mais um grande desafio que enfrentamos e vencemos”, declara o gerente regional da Sanepar em Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi.
Ele alerta, porém, que a população deve seguir fazendo uso racional da água, distribuindo atividades que consumam grande volume de água ao longo da semana. “Pedimos isso para nos ajudar a manter o sistema equilibrado”, destaca.
CONTEXTO – A produção de água no Sistema Caviúna-Pirapó, em Apucarana, foi totalmente interrompida no fim da tarde do domingo (14) após o rompimento da adutora que leva água do Rio Pirapó até a estação de tratamento de água da Vila Regina.
Cerca de 30 metros da tubulação, que é de ferro fundido e tem 400 mm de diâmetro, foram arrastados pela chuva. O conserto foi de grande complexidade, varou a madrugada e seguiu ao longo da segunda-feira (15).
Para a manutenção da tubulação foram necessárias mais de 20 horas de trabalho interruptos, envolvendo mais de 20 profissionais, com o auxílio de maquinários pesados para a abertura de acesso e valas, transporte de peças e equipamentos.
O maior desafio enfrentado foi a estabilização de solo nas margens do Rio Pirapó, trabalho que contou com o apoio da prefeitura municipal.
Sete caminhões basculantes, três retroescavadeiras, uma escavadeira hidráulica e uma pá carregadeira transportaram e acomodaram mais de 80 toneladas de pedras. O material foi assentado durante a tarde na ancoragem, escoramento e travessia, com conclusão por volta das 18h.
O tratamento foi retomado e os reservatórios ganharam nível durante a noite, com normalização da distribuição de água na madrugada de terça (16).
NOVO EMBATE – Após as fortes chuvas na região e com o arraste de sujeira para os rios Caviúna e Pirapó a Sanepar precisou parar a captação por alugmas horas da manhã de terça-feira (16). Os níveis dos reservatórios caíram drasticamente e, por isso, foram registradas situações de oscilação de pressão na rede e falta de água pontual na cidade ao longo da terça.
AFETADOS – O Sistema Produtor Caviúna-Pirapó atende cerca de 70% da cidade, ou seja, as regiões Oeste, Leste, Sul e Central de Apucarana. A região Norte, a região do Country Clube, Jaboti e o Distrito Pirapó, não sofrerão desabastecimento por serem atendidos por sistema de poços.
Quem tem caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), não ficou totalmente desabastecido, pois a distribuição de água foi viabilizada entre uma parada e outra da captação.
OCORRÊNCIAS – O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar emergencial é feito pelo telefone 0800 200 0115 e whatsapp (41) 99544-0115. Qualquer dificuldade no abastecimento no imóvel deve ser comunicada por meio dos canais oficiais. “Recuperar o sistema é desafiador inclusive pela ocorrência de vazamento. Não é incomum, na retomada, após uma parada total, que desregule a pressão e a rede rompa. Por isso, sempre pedimos para os clientes nos avisarem oficialmente para que a nossa equipe mapeie e resolva os problemas pontuais que possam persistir”, ressalta Jacovassi.