A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Apucarana enfrenta superlotação neste sábado (29), assim como ocorre diariamente, devido à alta demanda de pacientes com sintomas de dengue. O caos se instala porque os postos de saúde que atendiam especificamente casos da doença estão fechados, obrigando a população a recorrer à UPA, que já opera acima da capacidade e ainda enfrente falta de médicos.
Pacientes relatam longas horas de espera e atendimento precário. “Perguntei aqui sobre a superlotação, e o pessoal falou que a maioria dos atendimentos são de casos suspeitos de dengue. Os outros postos que atendiam pacientes com a doença estão fechados, então todo mundo vem para a UPA”, disse o repórter Lucas Leal, do Canal 38. Do lado de fora da unidade, muitas pessoas aguardam atendimento, incluindo mães com bebês no colo, enfrentando a chuva deste sábado.
Com o avanço dos casos de dengue na cidade, o fechamento dos postos de referência durante a noite e nos finais de semana levanta questionamentos sobre a gestão da saúde pública. A população se pergunta: por que não há um planejamento para evitar a sobrecarga da UPA? Até quando os cidadãos terão que enfrentar filas intermináveis e atendimento deficiente?
A gestão do prefeito Rodolfo Mota tem sido alvo de críticas, pois, além de discursos e promessas não cumpridas, ainda não apresentou medidas concretas para solucionar a crise. Enquanto isso, a população sofre com a precariedade do atendimento. Até quando essa situação vai continuar?