A partir de terça-feira, 1º de abril, os 17 municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde de Apucarana darão início à vacinação contra a gripe influenza para os grupos prioritários. A primeira remessa, com 11.400 doses enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde, chegou nesta quinta-feira (28) e já estará disponível para retirada pelas secretarias municipais de saúde da região nesta sexta-feira.
A meta da campanha é vacinar aproximadamente 160.930 pessoas. Os grupos prioritários incluem:
-
Crianças de 6 meses a 5 anos
-
Idosos acima de 60 anos
-
Gestantes e puérperas
-
Indígenas e quilombolas
-
Trabalhadores da saúde
-
Pessoas com deficiência permanente
-
Adolescentes em medidas socioeducativas
-
Pessoas em situação de rua
-
População privada de liberdade e funcionários do sistema carcerário
-
Professores do ensino básico e superior
O “Dia D” da vacinação está marcado para 10 de maio. A campanha de imunização em todo o Paraná começará antecipadamente no dia 1º de abril, enquanto, em nível nacional, terá início em 7 de abril.
“No Paraná, estamos antecipando a campanha para garantir uma cobertura vacinal mais ampla e proteger a população antes do período de maior circulação do vírus. A sazonalidade da doença foi um fator determinante para essa decisão”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Vacinação contínua
Diferente de anos anteriores, a vacina contra a influenza foi incorporada ao calendário nacional de vacinação de forma permanente. Com isso, os grupos prioritários poderão ser imunizados ao longo do ano, e não apenas durante campanhas sazonais.
As vacinas utilizadas nesta campanha são trivalentes, protegendo contra três cepas do vírus da gripe:
-
A/Victoria (H1N1)
-
A/Croatia (H3N2)
-
B/Austria (B/linhagem Victoria)
A população deve procurar as unidades de saúde para se vacinar e garantir a proteção contra a gripe, reduzindo o risco de complicações e internações.