Na tarde desta terça-feira (18), por volta das 14h28, uma equipe da Polícia Ambiental, em apoio à Polícia Civil, resgatou dois cães da raça pitbull em situação de maus-tratos na Rua Gaivotão, no Jardim Aeroporto, em Arapongas. A ação foi desencadeada após uma notificação anônima feita ao disque denúncia 181, relacionada às condições precárias em que os animais se encontravam.
A equipe Ambiental deslocou-se até o endereço citado, onde, segundo a denúncia, havia dois cachorros em situação de maus-tratos. No local, foi constatado que havia um casal de cachorros da raça pitbull: um macho da cor branca com caramelo e uma fêmea de cor preta. O ambiente estava repleto de fezes e urina, em um espaço muito pequeno onde os cachorros estavam. O local era insalubre, com sujeira, sem água e comida para os animais. Além disso, os cães estavam muito magros, infestados por carrapatos e apresentavam escoriações por todo o corpo. Foi observado que a fêmea estava comendo fezes ou vômito no local.
Diante dos fatos verificados, foi realizado o recolhimento dos animais, mediante laudo veterinário da veterinária da SEASPMA, e eles foram encaminhados a uma pessoa que ficará responsável pela adoção definitiva. O tutor responsável pelos cachorros foi encaminhado para a 22ª SDP (Subdivisão Policial) de Arapongas para as providências cabíveis. Também foi lavrado o Auto de Infração Ambiental (AIA) por maus-tratos a animais, no valor de 20 (vinte) UFAS (Unidade Fiscal de Arapongas). Os encaminhamentos dos animais foram feitos pela pessoa que está à frente da causa animal na Secretaria do Meio Ambiente.