A cidade de Apucarana celebrou nesta sexta-feira, na Praça Rui Barbosa, um importante reforço na segurança pública com a entrega de sete fuzis Ruger AR MPR, calibre 5.56x45mm, para o 10º Batalhão da Polícia Militar. A doação foi realizada pelo Conselho de Segurança (Conseg) com apoio da comunidade local.
O Tenente-Coronel Robson Falk Vieira, Comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, destacou a relevância desse armamento para o enfrentamento ao crime. “Os fuzis realmente fazem uma diferença muito grande no policiamento ostensivo. Foram aproximadamente 160 mil reais arrecadados por meio da doação da comunidade, tanto de Apucarana quanto do Vale do Ivaí. Pessoas que contribuíram com 20, 30, 100 reais fizeram a diferença. A Polícia Militar está agora muito bem equipada com fuzis de última geração, o que terá impacto direto na segurança da população”, afirmou.
O secretário municipal de segurança, Major Vilson Laurentino da Silva, ressaltou o impacto positivo da iniciativa. “Hoje é um momento muito bom para a cidade, um momento feliz. Essa doação do Conseg soma ainda mais com as forças de segurança. Tivemos um período complicado no ano passado, com vários crimes contra a vida, e esse fortalecimento da Polícia Militar é essencial. Podemos ver armas de excelente qualidade nas mãos dos nossos profissionais, que estão preparados para combater o crime de igual para igual”, disse.
Já o vice-prefeito de Apucarana, Marcos da Vila Reis, enfatizou a importância da segurança para o município e para toda a região. “A entrega desses fuzis é um reforço significativo para a nossa Polícia Militar e para a segurança da população. O 10º Batalhão atende todo o Vale do Ivaí, e ter policiais bem equipados faz a diferença. O Conseg teve um papel essencial nessa conquista, e nós agradecemos a todos que contribuíram”, pontuou.
O presidente do Conseg, Vicente Batista Júnior, destacou o apoio da população na melhoria da segurança. “Hoje é um marco para Apucarana. No ano passado, entregamos seis fuzis para a Polícia Civil, e tudo isso é possível graças às doações da comunidade. Apucarana tem sido sensível à segurança e tem apoiado o Conseg em diversas demandas, como a aquisição de drones e a construção do Canil, um dos melhores do estado. Isso mostra o espírito solidário do nosso povo”, destacou.
O coronel Walter João Marques Luiz, comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar, destacou a qualidade do novo armamento recebido pela corporação. “São sete fuzis Ruger, extremamente leves, com calibre 5,56 e alto poder de fogo. Nunca tinha visto esses fuzis antes. Eles possuem um peso inferior aos modelos IA2, da Imbel, que utilizamos atualmente, e trarão um grande benefício para os policiais”, afirmou.
Além disso, o coronel ressaltou o papel fundamental da Polícia Militar na segurança pública. “Todos se consideram especialistas em segurança, mas quando ocorre o primeiro disparo, quem permanece é a PM”, enfatizou.
A distribuição dos fuzis será feita entre as companhias e pelotões do 10º Batalhão, garantindo que o armamento esteja sempre disponível para o uso no combate ao crime. Além disso, foi anunciado um curso de especialização para a Guarda Municipal, com 10 guardas municipais participando de um treinamento em São Paulo no mês de fevereiro, fortalecendo a atuação integrada das forças de segurança na cidade.
A entrega dos fuzis representa mais um passo na busca por uma Apucarana mais segura, unindo esforços entre governo municipal, Polícia Militar, Guarda Municipal e Sociedade Civil.