A saúde pública de Apucarana iniciou um novo modelo de atendimento nas UBS, chamado “Acesso Avançado”. Com ele, os pacientes passam por uma triagem com o médico, e, dependendo do caso, o retorno é agendado para o mesmo dia ou para outra data. No entanto, o novo sistema já gerou reclamações em Apucarana, logo no primeiro dia de funcionamento.

Primeiramente, a ‘inovação’ acabou com o atendimento noturno e nos finais de semana em pelo menos duas UBS. Agora, com a implementação do sistema de triagem, em vez de garantir atendimento para todos, as pessoas passam pela triagem e estão sendo mandadas embora.

Na manhã da terça-feira (04), teve início o suposto modelo inovador de atendimento nos Postos de Saúde de Apucarana. A triagem, realizada pelo médico, realmente elimina as filas — assim como aconteceu nas duas UBS que foram fechadas —, mas à custa do atendimento. Muitas pessoas estão sendo mandadas embora sem consulta. “O sistema pode até funcionar na Rússia, onde ninguém pode reclamar no regime comunista, mas aqui a realidade é diferente”.

De acordo com relatos de servidores da área de Saúde Pública, o novo modelo funciona da seguinte forma: pela manhã, o médico realiza uma triagem em minutos e decide quais pacientes serão atendidos no mesmo dia e quais precisarão retornar posteriormente. Porém, a medida tem gerado críticas. “Está um caos. Será que vai dar certo assim?”, questiona. “Imagina um médico fazer a triagem e decidir que o paciente não precisa ser atendido? A situação já está difícil ontem na UBS do Interlagos, não sei como está nas outras.”

Até as 10h da manhã, havia mais de 25 pessoas aguardando atendimento, e muitas delas saíram sem consulta. O secretário de Saúde e dois vereadores visitaram a UBS e ouviram as queixas da população, que estava insatisfeita com a longa espera e a falta de comunicação sobre o novo modelo.

Com a nova triagem, alguns pacientes são direcionados para consultas à tarde, enquanto outros precisam agendar para outra data. Isso tem gerado preocupação entre os trabalhadores, que terão que perder mais tempo para conseguir atendimento médico.

“Não houve debate nem com a população, nem com os servidores. De um dia para o outro, simplesmente foi implementado. Agora, o paciente precisa ir pela manhã para ser avaliado e, se necessário, voltar à tarde para a consulta. Se não for atendido no mesmo dia, terá que retornar outro dia da semana”, relatou um morador indignado.

A medida foi adotada sem passar pelo Conselho Municipal de Saúde. Houve até uma tentativa de discussão na última reunião das mudanças desejadas, mas o tema sequer foi debatido, pois não estava na pauta.

“Diante da insatisfação generalizada, moradores solicitaram a presença do Canal 38 para acompanhar a situação nos postos de saúde e ouvir os relatos da população. A reportagem também precisará adaptar o sistema de reclamação para o horário marcado, quando o paciente retornar para o atendimento. Porém, uma coisa é certa: o prefeito e o secretário de saúde resolveram o problema das filas. Resta saber, entretanto, se essa medida de fato solucionará os problemas de saúde da população apucaranense.

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