A Guarda Civil Municipal de Apucarana atendeu a uma denúncia de descarte irregular de entulho às margens do Córrego Biguaçu. O flagrante ocorreu na tarde desta quinta-feira (30), após um cidadão ser flagrado realizando o despejo de materiais, como folhas e restos de vegetação, em área próxima ao rio.
O comandante da GCM, Pablo, esteve no local e orientou a retirada imediata do entulho. Em suas palavras, ele destacou a importância das denúncias feitas pela população, que colaboram para o combate a esse tipo de crime ambiental.
“A Guarda Civil Municipal recebeu uma denúncia de populares relatando que havia uma camioneta com um cidadão fazendo o descarte irregular de entulho aqui na beira do rio Biguaçu. Esse cidadão acabou cortando várias folhas, um pé de palmeira e um pé de cacto e jogou esses materiais no rio, o que pode prejudicar a nossa água. As equipes da GCM agiram rapidamente, deslocando-se até o local e flagrando o responsável”, afirmou o comandante.
Pablo ainda informou que o indivíduo foi notificado no local e obrigado a retornar até à tarde para fazer a retirada do material. “Esse tipo de descarte prejudica o meio ambiente e polui nosso recurso hídrico. O cidadão terá o trabalho de limpar o local e retirar o que foi jogado no rio”, completou.
O comandante reforçou o papel da comunidade nas ações de fiscalização ambiental, destacando que as denúncias feitas pelas redes sociais têm sido essenciais para o combate a esses crimes. “As denúncias são muito válidas e têm conscientizado nossa população a fazer esse tipo de alerta. Pedimos mais uma vez à comunidade de Apucarana que continue enviando informações. Se possível, tire fotos do veículo e tente identificar o responsável, para e que possamos agir com rapidez”, concluiu Pablo.
A GCM reitera a importância de cada cidadão na preservação do meio ambiente e continua trabalhando para garantir que casos como esse não se repitam.

