Um internauta enviou vários vídeos nesta sexta-feira (10) mostrando que as águas da barragem do Lago Jaboti, em Apucarana tem vários peixes mortos boiando.
A denúncia partiu da pessoa que passava pela área de lazer, registrando imagens que levantam preocupações sobre a qualidade ambiental do local.
A agressão ao meio ambiente foi imediatamente constatada. A magnitude do acidente demanda ações urgentes para avaliar e conter possíveis danos ao ecossistema local.
O impacto negativo no ecossistema do Lago Jaboti não passou despercebido, os peixes mortos têm que ser recolhidas pelo órgão responsável para análise. O objetivo é obter detalhes precisos sobre as causas dessa mortalidade em massa e identificar os possíveis agentes poluentes.
A suspeita recai sobre a contaminação da água, o que poderia ser resultado de poluição por substâncias químicas ou resíduos industriais. O denunciante frequentador do Lago Jaboti, expressou preocupação com o ecossistema.
A situação ganhou maior dimensão quando o internauta filmou as tilápias mortas entre algumas espécies. O Lago Jaboti é habitat de diversas espécies, e a contaminação da água pode representar uma séria ameaça à fauna local.
MEIO AMBIENTE APURA CAUSA DE MORTE DE PEIXES NO JABOTI
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Apucarana (SEMA), está apurando a mortandade de peixes no Lago Jaboti. Essa não é a primeira vez que o fato acontece e alguns fatores ambientais contribuem para isso, segundo o biólogo, Udson Mikalouski, superintendente da pasta. Entre as possíveis causas estão: temperatura da água, baixo nível do oxigênio dissolvido na água e lançamentos de efluentes clandestinos, entre outras que podem contribuir para a mortandade.