Arapongas deu início nesta segunda-feira (25) à campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres”, um movimento internacional que visa a conscientização e ações para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas.
A cerimônia de abertura aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), reunindo o prefeito Sérgio Onofre, autoridades locais, e representantes de entidades de apoio às mulheres.
Durante o evento, foram anunciadas palestras, atividades educativas e outras ações integradas que envolvem a Patrulha Maria da Penha, a Polícia Militar, Polícia Civil, Poder Judiciário e diversas secretarias municipais. Segundo o secretário Paulo Argati, “o fortalecimento da rede de apoio em Arapongas é um exemplo para intensificar a conscientização e o combate à violência”.
A vice-prefeita eleita, Édina Kummel, destacou a necessidade de políticas públicas efetivas: “A mulher jamais deveria sofrer violência. Precisamos de ações que mobilizem toda a sociedade.”
Ações Programadas e Destaques
Entre os destaques da campanha está o evento “Arapongas em Ação, Violência Não”, no dia 3 de dezembro, na Estação Cultural Milene. Das 9h às 16h, serão oferecidos serviços gratuitos, como atendimentos em saúde, estética, orientações sobre empreendedorismo, e atividades de recreação.
O Ônibus Lilás, projeto do Governo do Paraná, também estará presente, fornecendo orientações e apoio a mulheres em situações de risco. Além disso, a vereadora Meyre Farias foi homenageada por seu trabalho em defesa dos direitos das mulheres.
Entrega de Veículos para a Segurança
O prefeito Sérgio Onofre entregou dois novos veículos para a Sestran:
Fiat Strada, no valor de R$ 109.000, obtida através de emenda do deputado estadual Tiago Amaral; Fiat Toro, no valor de R$ 250.000, viabilizada pelo deputado federal Pedro Lupion.
Conforme o secretário Argati, um veículo será destinado ao patrulhamento rural e o outro à Central de Monitoramento. “Mais um avanço para fortalecer a segurança pública”, finalizou.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a delegada Camila Costa, o delegado Maurício de Camargo, e lideranças da assistência social e entidades de defesa das mulheres.