Na manhã desta segunda-feira (27), o município de Arapongas deu início à campanha “16 Dias de Ativismo” organizado pela Guarda Municipal de Arapongas com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência contra a mulher.
A abertura oficial do evento contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o prefeito Sérgio Onofre e a delegada Camila Costa, titular da Delegacia da Mulher de Arapongas.
Durante o lançamento na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SESTRAN), o prefeito Sérgio Onofre destacou o comprometimento do município com a segurança e o apoio às mulheres:
“É verdade que é uma campanha, mas todo dia você tem que fazer isso. E a nossa Guarda Municipal tem feito isso com muita competência. Por isso, Arapongas tem um índice menor [de violência]. E como você combate isso? Com conscientização! Conscientização das mulheres, dos homens, de todos os cidadãos araponguenses, para que a nossa segurança continue fortalecida. Isso também entra no índice de segurança.”
O prefeito ainda anunciou melhorias significativas na estrutura da Guarda Municipal, ressaltando a renovação da frota de veículos:
“Dois novos veículos estão chegando para a Secretaria. A frota da Guarda está nova. Hoje, temos viaturas melhores que muitas da Polícia Civil e Militar. Este ano renovamos mais de 50% da frota do município, e a próxima gestão poderá contar com essa estrutura. Isso demonstra nosso compromisso com a segurança pública.”
Já a delegada Camila Costa da Delegacia da Mulher de Arapongas, que esteve presente na cerimônia, reforçou a relevância da campanha e a importância de ações preventivas para combater a violência doméstica:
“É uma campanha super importante. Mais uma vez, Arapongas está saindo na frente na proteção das mulheres. Durante esses dias, esperamos realizar eventos e ações preventivas, porque a violência doméstica se combate antes de acontecer. Depois, temos a repressão, mas o mais importante é a prevenção. Essas campanhas engrandecem nosso trabalho e reforçam a luta nessa causa tão urgente.”
A delegada também reiterou o compromisso da segurança pública de Arapongas com o acolhimento às mulheres vítimas de violência:
“A segurança pública de Arapongas está preparada, não só nesses 16 dias, mas durante todo o ano, para acolher e ouvir. Em nome da Delegacia da Mulher, coloco-me à disposição de todas, e tenho certeza de que as outras forças de segurança também estão prontas para isso.”
A campanha, promovida em parceria com diversas entidades, contará com palestras, workshops e atividades educativas, reforçando a necessidade de uma sociedade mais segura e igualitária. As autoridades municipais destacaram que a conscientização é um passo fundamental para erradicar a violência de gênero e promover um ambiente de respeito e proteção às mulheres.