Na noite desta quarta-feira (20), um homem foi autuado por comunicação falsa de crime no Núcleo Habitacional Marcos Freire, em Apucarana. Ele havia informado à Polícia Militar o suposto furto de sua motocicleta, uma Honda CBX Strada 200 de cor vermelha, registrada em nome de terceiro.
De acordo com o Cabo Pacheco, da ROCAM, a motocicleta já havia sido recolhida pela equipe em uma abordagem anterior. “Posterior a esta ocorrência, um homem ligou na Central de Operações informando o furto da motocicleta que foi encaminhada pela ROCAM. Ao copiar essa situação via rádio, a equipe da ROCAM entrou em contato com os policiais que estavam indo atender a solicitação e informou a possibilidade de o proprietário ter registrado falsamente o furto para não arcar com as notificações e a responsabilidade de ter permitido que um menor conduzisse a motocicleta. Após conversar com o solicitante e pressioná-lo, ele acabou confessando que, de livre e espontânea vontade, entregou a motocicleta ao menor para que este pudesse dar uma volta. Quando a equipe abordou o adolescente, o solicitante preferiu alegar que a moto havia sido furtada.”
O Cabo Pacheco explicou que o homem foi autuado por comunicação falsa de crime, conforme previsto no artigo 340 do Código Penal. “Ele provocou a ação da autoridade ao comunicar uma falsa ocorrência de crime. Primeiro ligou no 190 dizendo que sua moto havia sido furtada, mas depois foi constatado que isso não era verdade. Ele vai responder por esse crime através de um Termo Circunstanciado de Infração Penal (TCIP)”, concluiu.
O caso reforça a importância de usar os serviços de emergência de forma responsável, sob pena de consequências legais.