Na madrugada desta quarta-feira (13), um princípio de incêndio foi registrado em um supermercado na Avenida Pinho Araucária, no Núcleo Habitacional Afonso Alves de Camargo, em Apucarana. A ocorrência, que começou por volta das 3h27, mobilizou o Corpo de Bombeiros e dois soldados da Polícia Militar, que, mesmo fora de serviço, foram essenciais no combate inicial às chamas.
O soldado da PM de Apucarana, Godas, junto com o soldado Neto, estavam retornando para casa após o turno de serviço quando notaram o alarme disparado ao passar pelo supermercado. Eles decidiram verificar a situação, e Godas relatou:”
“No nosso horário de folga, estávamos passando pelo bairro Jardim Cidade Alta e vimos que o alarme do supermercado estava disparado. Conheço o lugar e, de imediato, fiz uma vistoria pelo lado de fora, mandando mensagem para um dos responsáveis. Recebi uma resposta rápida, alertando que o supermercado tinha um princípio de incêndio em um dos balcões”, contou o soldado.
Ele detalhou a urgência da situação: “Agradeci a Deus por estar no lugar certo e na hora certa. Chegamos rápido na porta do mercado e, com o auxílio de um segurança de uma empresa privada, arrombamos a porta para entrar e combater o incêndio. Logo que entramos, uma nuvem espessa e preta de fumaça já se formava no interior do mercado. O fogo estava concentrado em um dos balcões e já começava a derreter o forro de PVC.”
Utilizando equipamentos de segurança do próprio local, o soldado e o segurança conseguiram conter o avanço das chamas até a chegada do Corpo de Bombeiros, que atuou rapidamente para finalizar o combate e evitar uma tragédia maior.
“O pessoal dos bombeiros de Apucarana chegou muito rápido, pareciam estar próximos, e imediatamente assumiram o combate às chamas. Eles abriram o restante das portas e, junto aos funcionários do supermercado que estavam chegando, garantiram que não houvesse mais riscos de um incêndio maior. Graças a Deus, o estrago foi contido a tempo”, relatou o soldado Godas.
Apesar dos danos aos balcões e ao forro do supermercado, a ação rápida evitou que o incêndio se espalhasse e causasse maiores prejuízos. A Polícia Militar e os bombeiros de Apucarana foram essenciais para garantir a segurança do estabelecimento e tranquilizar a equipe do supermercado.
A atuação exemplar e a presença de espírito dos soldados da PM, que mesmo fora de serviço prestaram suporte imediato, foram destacadas pelos envolvidos, reforçando a importância da colaboração entre a comunidade e as forças de segurança em momentos críticos.