Após matéria publicada pelo Canal 38, a administração municipal de Apucarana realizou o pagamento de apenas uma parte dos estagiários, deixando muitos ainda sem seus salários.
Em uma reviravolta negativa para os estagiários da Rede Municipal de Educação, a situação salarial continua crítica, mesmo após a exposição pública feita pelo Canal 38. Embora a denúncia tenha gerado uma resposta rápida por parte da administração, o pagamento foi feito apenas para parte dos estagiários no dia seguinte, enquanto outros seguem aguardando.
Os estagiários, que haviam relatado não apenas atrasos salariais, mas também condições precárias de trabalho, continuam sem previsão para a regularização completa dos seus pagamentos. A demora no pagamento tem gerado insatisfação, com alguns profissionais considerando o desligamento, o que pode agravar ainda mais a já frágil situação da educação no município.
De acordo com uma estagiária, “os dias trabalhados fora do contrato não foram e não serão pagos”, indicando que, além dos atrasos, a administração municipal pode não honrar com todos os valores devidos. Essa situação tem gerado grande frustração entre os estagiários, que se sentem desvalorizados e lesados.
A questão que surge é por que a administração municipal só reage após denúncias públicas. A impressão que se tem é de uma falta de gestão eficiente, com soluções sendo implementadas apenas sob pressão da mídia. Com apenas 96 dias restantes deste mandato, a atual gestão já é vista por muitos como uma das piores da história de Apucarana.