O portal 38 News recebeu uma nova denúncia envolvendo a administração municipal de Apucarana, com alegações de irregularidades em “reuniões temáticas” promovidas pela prefeitura. O evento em questão ocorreu no dia 28 de agosto de 2024, em horário de expediente na Associação dos Funcionários Públicos de Apucarana (AFAP), e contou com a presença do prefeito Júnior da Femac e servidores municipais.

Apesar de não ter nomeado explicitamente seu candidato, o prefeito fez referências à necessidade de continuidade da gestão, gerando especulações sobre suas intenções políticas. Segundo relatos, o prefeito foi mais reservado em suas manifestações devido à presença de servidores efetivos e simpatizantes de outras candidaturas. No entanto, a reunião teve um detalhe que chamou a atenção: a distribuição de marmitas.

A ativista que fez a denúncia questionou a legitimidade da distribuição de marmitas, e uma pessoa relatou para ela que, ao perceber a oferta, decidiu buscar uma para si. “Meu amigo recebeu duas marmitas que ofereceram pra ele, eu falei então vou lá ver se eu arrumo pra pegar umas marmitas”, afirmou. O participante também expressou confusão sobre a verdadeira natureza do evento, acreditando inicialmente que fosse promovido pela associação da prefeitura.

Além da distribuição de marmitas, veículos dos participantes estavam plotados com o nome do candidato do prefeito. Havia também diversos veículos da administração municipal, mas o que mais chamou atenção e reforçou as suspeitas foi o uso de um Renault Master 2013, placas AYE 0479 utilizado para o transporte de alimentos escolares, rotulado com a frase “Merenda Escolar de Qualidade, Apucarana – Prefeitura da Cidade”. Esse detalhe levantou questionamentos sobre o uso de veículos e recursos públicos para promoção pessoal, além de possíveis irregularidades em relação às normas do FUNDEB, uma vez que o veículo foi utilizado para transportar mantimentos destinados ao almoço servido aos participantes, possivelmente oriundos da merenda municipal.

A denúncia ainda mencionou a realização de três reuniões com almoços: duas na AFAP, uma com diretoras e outra com coordenadoras, e uma terceira no prédio da Autarquia Municipal de Educação (AME). Embora o prefeito não tenha comparecido à última reunião, ele participou das duas primeiras e promoveu o projeto “Feira Verde”, além de elogiar seu candidato.

Essas reuniões, associadas a uma suposta premiação do IDEB, tinham o objetivo de intensificar o trabalho nas escolas e engajar os pais no processo educativo. No entanto, a presença de adesivos e fotos do perfil do candidato do prefeito entre os participantes levanta questões sobre a possível utilização de eventos e recursos públicos para promoção política pessoal.

Segundo a denunciante, a queixa foi feita através da plataforma Pardal, e o Ministério Público Eleitoral pode ser acionado para investigar as alegações, a fim de verificar se houve irregularidades na administração municipal e no uso de recursos públicos para fins eleitorais.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: