Imagem por: D.A. TV

Em entrevista concedida ao repórter André Garcia, do Canal 38, o Padre João Osório de Oliveira, compartilhou suas emoções ao ser agraciado com o título de Monsenhor. A honraria, concedida pelo Vaticano, é um reconhecimento à trajetória de quase 40 anos de serviços prestados à Igreja Católica. Durante a entrevista, o agora Monsenhor João falou sobre o significado dessa conquista para sua vida e ministério, além de convidar a comunidade para a cerimônia de entrega oficial do título.

Foto: André Garcia/Canal 38

Ao ser questionado sobre seus sentimentos ao receber a notícia de sua nomeação, Padre João expressou sua profunda gratidão:

“É um sentimento de alegria, um sentimento de gratidão. Alegria porque saber que valeu a pena todo este trabalho feito ao longo desses quase 40 anos de ministério ordenado, de vida de Padre, nas diversas paróquias e atividades da diocese. Então, é uma alegria você olhar para trás e ver que valeu a pena. O reconhecimento é sempre um incentivo a continuar exercendo o ministério com essa grande alegria, com a qual eu sempre exerci. Gratidão a Deus por todos aqueles que caminharam comigo ao longo desses 40 anos. Tudo que eu fiz, no exercício do meu ministério, foi sempre acompanhado de tantas e tantas pessoas que eu me declino a nomear aqui, mas por esse reconhecimento, né? Então, é um sentimento de alegria e de gratidão por todos os que caminharam comigo ao longo desses anos todos do exercício do meu ministério.”

Sobre o processo que levou à sua nomeação, Padre João explicou:

“O título de Monsenhor é uma honraria, é uma forma de gratidão da Igreja a alguns padres que se destacam pelo serviço dedicado à Igreja e pelas diversas atividades nas dioceses do mundo inteiro. O Bispo encaminha o nome do padre, a sua biografia, o trabalho realizado, e tudo isso, através da nunciatura apostólica, vai para Roma. É um processo bastante demorado. Depois, através da nunciatura, é comunicado ao Bispo que indicou esse padre para receber o título, e então o padre é informado. No meu caso, isso aconteceu no dia 28 de agosto, quando Dom Carlos recebeu, vindo de Roma, o comunicado da concessão deste título. Não é um grau hierárquico para o padre que é agraciado com essa honraria, continuo sendo padre como todos os demais irmãos presbíteros. Mas é uma honraria, é um instrumento de gratidão pelo trabalho e pela dedicação à vida da Igreja ao longo dos anos.”

A cerimônia oficial de entrega do título de Monsenhor ao Padre João Osório de Oliveira será realizada no dia 23 de novembro, na Paróquia Santíssima Trindade, em Arapongas. Ao encerrar a entrevista, Padre João deixou um convite especial:

“Gostaria de deixar aqui também o convite: dia 23 de novembro será entregue, numa cerimônia aqui na Paróquia Santíssima Trindade, a entrega oficial desse título, desta honraria de Monsenhor ao meu ministério e a toda a Igreja Diocese de Apucarana e toda a comunidade de Arapongas, que se sente também agraciada e homenageada nesse sentido.”

A nomeação de Padre João Osório como Monsenhor é um marco não só para sua trajetória pessoal e espiritual, mas também para a comunidade de Arapongas e para toda a Diocese de Apucarana, que celebra o reconhecimento de décadas de dedicação à fé e ao serviço ao próximo.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: