O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, anunciou com grande entusiasmo a autorização do Ministério da Educação (MEC) para a criação de um curso de Medicina na cidade. A notícia, aguardada há anos, representa um marco no desenvolvimento educacional e na estruturação da área de saúde do município.
Em suas palavras, Sérgio Onofre relembrou o esforço conjunto que começou em 2018: “Nós fomos com Dr. Roberto Coque e toda a direção do Honpar ao Ministro da Educação. Na época, acompanhados do deputado Pedro Lupion, pedimos o curso de Medicina para Arapongas. Naquele momento, o então presidente Temer havia interrompido a liberação de novos cursos de Medicina, e ficamos na expectativa. Agora, conseguimos! A cidade de Arapongas terá sua faculdade de Medicina, e provavelmente em dezembro já teremos nosso vestibular.”
O prefeito destacou a importância desse avanço para o município, especialmente em termos de estruturação na área da saúde. “Nossa cidade está se tornando uma referência em saúde, com o maior hospital do Paraná sendo construído aqui. Com a chegada do curso de Medicina, vamos ampliar ainda mais esse leque de serviços especializados. Arapongas vai se destacar cada vez mais, trazendo conhecimento e melhorias para a população.”
Sérgio Onofre também ressaltou a diversificação econômica que a nova faculdade trará à cidade: “Desde que assumi em 2017, sempre disse que precisávamos de outros segmentos na nossa cidade, além do setor moveleiro. Somos a capital moveleira do Brasil, mas também precisamos continuar investindo em novas áreas. A criação de uma faculdade de Medicina movimentará toda a cidade, desde o comércio até o mercado imobiliário, com a demanda por moradia estudantil.”
Além do curso de Medicina, a instituição oferecerá outros cursos na área da saúde, como Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem e Enfermagem, fortalecendo ainda mais o setor na região. “Será uma grande faculdade de saúde, atendendo toda a nossa região do Vale do Ivaí. Já estamos planejando a abertura das inscrições para o vestibular, que deve ocorrer em dezembro, com início das aulas previsto para janeiro.”
O prefeito finalizou expressando sua satisfação em ver que, em breve, jovens de Arapongas e de outras cidades poderão realizar o sonho de estudar Medicina sem precisar sair da região. “Estamos prontos para receber alunos de todo o país, mas é ainda mais gratificante saber que os filhos das famílias araponguenses poderão estudar aqui, na nossa cidade.”
A comunidade de Arapongas celebra essa conquista, que marca um novo capítulo na história da cidade, ampliando as oportunidades de desenvolvimento e formação de novos profissionais da saúde.