Durante uma entrevista ao apresentador Wilson Mota do Canal 38, o Desembargador Dr. Luiz Osório Moraes, Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do Paraná, ressaltou a importância do papel da Justiça Eleitoral no fortalecimento da democracia e cidadania. Em sua fala, ele destacou que a Justiça Eleitoral vive um novo momento, no qual vai além de apenas julgar processos e recursos de natureza jurídica.

De acordo com o desembargador, “Os novos tempos mostram que devemos trabalhar com uma vertente que leva à ideia de orientação. A Justiça Eleitoral deve ser um braço de extensão e proteção à democracia e à cidadania”. Ele enfatizou que é importante que a instituição oriente eleitores, partidos e candidatos sobre seus papéis éticos e morais durante o período eleitoral, especialmente no combate à desinformação.

O Dr. Luiz Osório Moraes explicou que a desinformação, por definição, busca confundir o eleitor com falsas informações, colocando em risco a integridade do processo democrático. “O papel da Justiça Eleitoral não é apenas de decisão, mas principalmente social, de orientação. Devemos fortalecer os pilares da democracia e cidadania, assegurando que a democracia permaneça um dos alicerces da nossa sociedade”, afirmou.

O desembargador concluiu sua fala enfatizando que a missão da Justiça Eleitoral é garantir, de maneira imparcial e justa, que a democracia e a cidadania sejam protegidas no Brasil, garantindo um Estado democrático de direito para todos os cidadãos.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: