Na tarde desta quarta-feira (26), uma moradora da Rua das Perdizes, no centro de Novo Itacolomi, compareceu ao destacamento policial militar para relatar ter sido vítima de um golpe de estelionato que resultou na perda de R$ 83 mil.
De acordo com o registro de ocorrência, a vítima recebeu, por volta das 12h34, várias ligações de um indivíduo que se identificou como funcionário de um banco, afirmando que a vítima havia feito compras no Mercado Livre. Desconfiado, o morador desligou o telefone, acreditando tratar-se de um golpe.
Minutos depois, a vítima recebeu uma chamada de vídeo via WhatsApp de um homem chamado Paulo, que vestia uniforme de banco e alegava ser funcionário da instituição, colaborando com a polícia federal em um caso de golpes envolvendo outros funcionários do banco. O golpista, aparentando estar dentro de uma agência, passou o telefone para um suposto gerente, mostrando o ambiente do banco pelo vídeo, induzindo a vítima a acreditar na veracidade da história.
Confiante, a vítima seguiu as orientações do estelionatário, que a instruiu a realizar transferências bancárias para diversas contas. As primeiras transferências foram realizadas via PIX e TED para as contas em nome de duas mulheres nos valores de R$ 25.000,00 e R$ 20.000,00.
O golpista, percebendo que não poderia mais realizar transferências pelo telefone da vítima, orientou-a a ir até a agência do referido bando na cidade para efetuar mais transações. Seguindo as instruções, a vítima entrou na agência e entregou seu telefone a uma funcionária, que, sem suspeitar, auxiliou nas transferências de R$ 20.000,00 para a conta em nome de um elemento e um valor de R$ 18.000,00 para outra conta.
Após realizar as transferências, a vítima retornou para casa e enviou os comprovantes para o golpista, que a instruiu a desligar o telefone por cinco minutos, prometendo que os valores seriam ressarcidos em seguida. Foi então que a vítima percebeu que havia caído em um golpe.
A vítima relatou ainda que o estelionatário tinha acesso total à sua conta corrente e ao aplicativo do banco, conhecendo informações precisas como nome completo, extrato de compras anteriores, limite do cartão, valor de aplicações na poupança e valor da fatura. Além disso, foi realizado um empréstimo na conta da vítima no valor de R$ 3.450,00, sem que em momento algum ela tivesse fornecido senhas de acesso.
O prejuízo totalizou R$ 83.000,00. A vítima foi orientada sobre os procedimentos pertinentes ao fato, e o boletim de ocorrência foi encaminhado para a 17ª Subdivisão Policial (SDP).