A partir de sexta-feira, 17 de maio, os moradores do Paraná enfrentam um aumento na conta de água e esgoto. O reajuste anual, anunciado previamente em abril, entrou em vigor nessa data, resultando em um acréscimo de 2,95% nos valores cobrados pelos serviços de saneamento básico prestados pela Sanepar em todo o estado.
O reajuste, aprovado pelo Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), é uma medida regular para manter a qualidade e continuidade dos serviços de saneamento, bem como para cobrir custos operacionais e investimentos em infraestrutura. A Sanepar explicou que, embora o aumento seja inferior à inflação registrada no período de referência (janeiro a dezembro de 2023), que foi de 4,62%, ele foi possível devido ao impacto da redução do preço da energia elétrica aplicada à concessionária.
Essa mudança terá um impacto nas despesas domésticas dos consumidores, mas a empresa garante que é essencial para garantir a sustentabilidade financeira e a qualidade dos serviços prestados.
Este aumento na tarifa de água e esgoto no Paraná ressalta a importância de medidas de economia de água e conscientização sobre o uso responsável dos recursos hídricos, não apenas para reduzir as despesas individuais, mas também para promover a conservação dos recursos naturais.