Na manhã desta quarta-feira (15), policiais rodoviários federais realizaram a abordagem de um caminhão na BR-376, km 247, na Unidade Operacional PRF de Apucarana-PR, que estava transportando madeira de forma irregular.
Durante a abordagem, os policiais constataram diversas irregularidades que colocavam em risco a segurança viária. A carga estava mal estivada e sem a devida fixação, o que poderia ocasionar sua queda e provocar um grave acidente. O veículo era conduzido por um homem de 46 anos, que não possuía habilitação para este tipo de veículo, transportando mais de 20 toneladas de madeira.
Além das irregularidades no transporte da carga e na habilitação do condutor, foram verificadas outras infrações de trânsito, incluindo a condição precária de 05 pneus, com desgaste a ponto de quase atingir o arame, e o pneu sobressalente sem condições de uso. Também foram encontradas ausência de extintor de incêndio, faixas retrorrefletivas danificadas – equipamento que auxilia na visualização do veículo durante a noite – e sinalização traseira danificada.
A PRF destaca a importância da fiscalização rigorosa desses veículos de carga, ressaltando que é essencial que os condutores estejam cientes da necessidade de manter os veículos em boas condições e a carga devidamente fixada. O incidente ocorrido em 2022 na região de Tibagi, envolvendo um veículo que transportava madeira, resultando em múltiplas fatalidades, serve como alerta para os perigos associados a esse tipo de negligência.
O veículo foi removido para o Pátio Conveniado da PRF de Apucarana para regularização.